Foto: Juranir Badaró
Fiscais da Vigilância Sanitária acompanham a transferência dos vendedores de pescado.
O novo espaço do Mercado de Peixes, inaugurado recentemente pelo prefeito Dr. Aluízio, começa a funcionar nesta terça-feira (13). Durante toda a segunda-feira (12) foi feita a mudança, que contou com a presença da subsecretaria de Pesca e da fiscalização da Coordenação de Vigilância Sanitária.
Os fiscais da Vigilância Sanitária acompanharam a transferência dos vendedores de pescado com o objetivo de orientar, educar e prevenir quanto às normas sanitárias. Objetos em mau estado de conservação como caixas plásticas e de isopor, tábuas de madeira, além de utensílios como facas, foram inutilizados e descartados.
O chefe da divisão de alimentos da Vigilância Sanitária, Croif Monteiro, ressalta que também será proibido o uso de jornal para embalar e os vendedores terão que usar uniformes. “Este trabalho, realizado ao longo da semana, visa formar uma barreira sanitária com o principal objetivo de garantir as condições ideais de comercialização e consumo do pescado”, disse.
O subsecretário de Pesca, Vanderlei Miranda, lembra que todos os comerciantes que irão atuar no novo espaço são cadastrados, inclusive participaram de palestras e cursos sobre as novas diretrizes para atuarem.
- A nova estrutura irá proporcionar ao consumidor e aos trabalhadores um ambiente mais confortável e higienizado. Iremos acompanhar diariamente o trabalho dos vendedores para que mantenham a organização do local – garantiu o subsecretário de Pesca.
O novo espaço conta com 61 bancas, três lanchonetes e três blocos de limpeza de pescado. Irão atuar no mercado os vendedores de pescado, os limpadores de pescado e as descadeiras de camarão. O mercado funcionada de segunda a sábado, de 7h às 17h e aos domingos, de 7h às 12h.