Macaé participou do primeiro Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura, que aconteceu nesta quinta-feira (10), no Palácio Guanabara. Na ocasião, o governador Cláudio Castro lançou o projeto "Mercado do Produtor AgroRJ", uma parceria com os municípios fluminenses para construção e gestão de mercados dos produtores. Macaé se destaca com a proposta de reabertura do novo Ceasa, que já está em processo de licitação. A sugestão será enviada para um estudo de viabilidade e, aprovado, vai beneficiar mais de 800 famílias diretamente.
O projeto prevê a construção do mercado pelo Governo do Estado, e, em seguida, a gestão será transferida para os municípios que, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, vão fazer a interlocução com os produtores, associações e cooperativas para se integrarem ao projeto.
De acordo com o secretário municipal de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, Macaé conta com cerca de 800 famílias envolvendo produtores da agricultura familiar, pequenos e médios agricultores, feirantes e assentados.
"Quando o produtor tem a garantia do escoamento da sua produção, automaticamente aumenta a produção, o que gera emprego, renda e desenvolvimento econômico, além de incentivar o consumo da produção local pelos moradores do entorno", destacou Luiz Fernando.
O encontro contou com a presença de representantes de 70 municípios fluminenses e com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Marcelo Queiroz.