logo

Merenda escolar de Macaé selecionada entre as melhores do Estado

06/09/2007 09:10:21 - Jornalista: Simone Noronha

Apenas dois municípios do Estado do Rio – Macaé e Nova Iguaçu – foram selecionados para a etapa final do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero. Ao todo, 515 municípios de todo o Brasil, dos quais 272 da região Sudeste, participam desta etapa final. O resultado do prêmio será divulgado em outubro. Serão escolhidas as 25 melhores prefeituras do país.

- Mesmo se não formos escolhidos para o prêmio, estar entre as duas únicas cidades do estado escolhidas já é uma vitória. Isso prova que estamos no caminho certo, investindo em qualidade e com o diferencial de oferecer cardápios especiais para alunos que têm problemas de saúde, como diabetes e alergia a lactose. Por mês, são servidas cerca de 900 mil refeições, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

Nesta semana, a pesquisadora da ong, Vivian Braga de Oliveira Mielnichuk, visitou escolas da rede municipal de ensino para avaliar a qualidade da merenda e até almoçou com os alunos. que veio fazer uma visita técnica em escolas da rede municipal de ensino.

O resultado do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar será divulgado no mês que vem. O prêmio tem o apoio do Ministério da Educação e está em sua quarta edição. O prêmio tem como principal objetivo destacar as prefeituras que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por municípios de todo o país.

Após as visitas técnicas, uma comissão julgadora, composta de especialistas e professores em nutrição, economia e desenvolvimento local acompanha e delibera sobre todo o processo. Desse trabalho sai a lista dos municípios premiados em suas respectivas categorias.

Merenda de qualidade

Com uma média mensal de quase 900 mil refeições mensais, a merenda escolar de Macaé foi terceirizada há um ano. O cardápio é o mesmo para todos as 116 escolas da rede, preparado por 12 nutricionistas. Periodicamente, o cardápio de todas as refeições é mudado, levando em conta as preferências dos alunos. Por mês, são distribuídas em média 400 mil lanches e cafés da manhã, 435 mil almoços e jantares e 60 mil almoços em creches. Ao todo, a rede municipal de ensino tem cerca de 40 mil alunos.

Vencedora da licitação, a empresa Coam é responsável pela manutenção, compra de equipamentos e utensílios para a preparação da merenda, além de compra dos alimentos, controle de estoque em cada escola e distribuição das merendas. Toda a equipe de trabalho recebe treinamento, com aulas de higiene e preparo de alimentos. “A terceirização da merenda está dando muito certo. Secretaria de Educação só necessita supervisionar o serviço da empresa”, disse a secretária Milmar Pinheiro.