Foto: Luiz Bispo - arquivo
Prefeitura acompanha nesta segunda-feira no Ceará os últimos testes da composição do Metrô Macaé.
Mais uma etapa será cumprida pelo governo municipal na implantação do Metrô Macaé. Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acompanhado dos secretários de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira e de Governo, André Braga, e dos vereadores Luiz Fernando, George Jardim e Jorge de Jesus acompanharão os últimos testes do veículo leve sobre trilhos (VLT) no pátio de produção da fábrica, na região do Cariri, no Ceará.
A previsão é de que a primeira composição do VLT chegue ao município no início de março. Após o recebimento do equipamento, a Secretaria de Mobilidade Urbana se prepara para iniciar a fase de testes, que acontecerão sob a supervisão da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central).
O projeto, iniciado em 2009, busca ampliar a oferta de transporte em Macaé, que, atualmente, conta com mais de 80 mil passageiros por dia. Baseado nas tendências mundiais em alternativas de mobilidade urbana, o veículo leve sobre trilhos oferece uma proposta de transporte com o aproveitamento da linha ferroviária existente que corta o município de norte a sul em cerca de 25 km. Este mesmo sistema ganha cada vez mais adoção no Brasil, já estando presente em outras cidades como Recife e Maceió, além de ser uma grande aposta para soluções de transporte para os Jogos Olímpicos e a Copa de 2014.
Em Macaé, a iniciativa é do governo municipal e conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Estado de Transportes e da Ferrovia Centro-Atlântica, atual concessionária do trecho. Segundo o prefeito Riverton Mussi, o Metrô Macaé será um facilitador de deslocamento na cidade.
- Temos em nossa cidade uma dinâmica complexa de mobilidade urbana, são pessoas, carros, caminhões, carretas e uma série de demandas por deslocamentos. Com o Metrô Macaé conseguiremos trazer mais qualidade ao nosso transporte com a integração ao sistema rodoviário, revela.
Os investimentos são estimados em cerca de R$ 80 milhões e apesar de ainda não ter recebido o crédito referente à inclusão no programa do Governo Federal, o Pró-Transporte, em cerca de R$ 47 milhões, a Prefeitura de Macaé segue com os projetos que darão início a licitações em breve, como estações e adequação de via permanente.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, afirma que na fábrica o grupo irá acompanhar o teste final após a montagem de todos os equipamentos do VLT. “Alguns testes já foram realizados e os relatórios encaminhados para nós, nesta oportunidade vamos acompanhar a finalização deste processo”, ainda de acordo com Jorjão, técnicos da Secretaria de Estado de Transporte ficarão no Cariri mais alguns dias realizando as vistorias necessárias para o embarque do equipamento para Macaé.