Foto: Divulgação
Programa já conta com cerca de oitenta inscritos desde a sua criação
Microempreendedores do município que receberam recursos do programa Federal Crédito Rotativo Orientado, realizado por meio da parceria entre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e a Caixa Econômica Federal, começaram nesta sexta-feira (4) a receber a visita da equipe técnica do Fumdec para avaliar seu grau de satisfação. O programa já conta com aproximadamente oitenta inscritos desde a sua criação, há cerca de um mês. Os comerciantes visitados se disseram contentes com as melhorias em seus negócios.
Os técnicos do Fumdec realizam visitas para orientação sobre a aplicação do crédito e também visitas de acompanhamento para verificar se o recurso foi empregado com a finalidade proposta, avaliar os resultados do investimento e também o grau de satisfação do microempreendedor, cumprindo uma exigência do convênio com a Caixa Econômica.
Miriam Marta de Souza, proprietária de uma loja de roupas femininas, localizada na Rua Prefeito Antônio Álvares Parada, no bairro Aeroporto, empregou o crédito de R$ 3,9 mil na compra de araras para roupas, de um bebedouro para a loja e de mercadorias.
A comerciante, que já há algum tempo não trabalhava fora depois de muitos anos atuando como comerciária, precisou voltar ao mercado de trabalho para equilibrar o orçamento familiar. Optou por abrir a loja depois de considerar a sua vocação para lidar com o público e ainda a sua qualificação em cursos de vendas.
- O acompanhamento da equipe do Fumdec ajuda muito o negócio por causa das informações e esclarecimentos prestados por eles. Esse suporte me dá segurança. Daqui há algum tempo pretendo renovar o microcrédito para expandir o espaço da loja. Temos que acreditar. Para saber se vai valer a pena temos que começar - diz.
Também o proprietário de um bar na Rua 2, no bairro Ajuda de Baixo, Celmy Fernandes da Silva, que fez um empréstimo no mesmo valor, estava satisfeito por ter aderido ao programa. Ele comprou um balcão frigorífico, duas geladeiras, um freezer e mercadorias.
- Sou comerciante há muitos anos e pela primeira vez tive a oportunidade de receber crédito para investir em meu negócio. Pretendo investir mais ainda e futuramente empregar mais pessoas - afirmou.
Para se habilitar ao microcrédito de até R$ 4 mil, os interessados devem se dirigir à sede do Fumdec, na Rua Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba; ou no ponto de atendimento na sede da Associação de Moradores do bairro Parque Aeroporto (Ampra), ou ainda no Macaé Facilita, no bairro Barra de Macaé. Na Ampra o atendimento é realizado às segundas-feiras e no Fumdec e no Macaé Facilita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Os juros do empréstimo são de até 5% ao ano e o pagamento poderá ser feito em até 12 vezes, sendo a primeira parcela no mês seguinte à liberação do crédito. Nas renovações do empréstimo, seu valor pode ser acrescido em até 150%.
Todo o processo é realizado no Fumdec. Para a verificação de restrições e análise para a liberação do crédito é preciso apresentar CPF, demais documentos pessoais e comprovante de residência e ainda a documentação de um avalista. Os telefones para mais informações são 2772-1779 e 2796-1697.