logo

Minha Escola Querida: voluntariado beneficia mais de cinco mil alunos

28/12/2010 10:19:57 - Jornalista: Douglas Fernandes

O Programa Minha Escola Querida, da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, encerra suas atividades em 2010 com 10 mutirões realizados nos últimos dois anos. O objetivo principal é melhorar a infraestrutura das escolas, visando ampliar suas relações com a comunidade e resgatar, para todos os envolvidos, a consciência de que a escola pertence à população e todos os cidadãos são responsáveis por ela.

No ano de 2009, foram realizados quatro mutirões - Malvinas, Nova Holanda, Cajueiro e Aeroporto. Além desses, outras escolas aderiram, por iniciativa própria, a proposta da Secretaria, envolvendo os pais, alunos e toda a comunidade, como foi o caso das escolas Municipais Generino de Luna, localizado no bairro Virgem Santa; Eraldo Mussi; Cemeaes IV e no Ciep Maringá, onde no Dia da Família, comemorado em 16 de maio, um grupo de alunos e pais, juntamente com homens da Guarda Municipal, estiveram no local para realizar alguns reparos.

Em 2010 foram atendidas mais quatro escolas em mutirões. Segundo o secretário Guto Garcia, o programa tem como proposta sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a sua participação na educação pública, visando o desenvolvimento de ações do voluntariado e da cidadania empresarial; e reforçar o papel estratégico da escola como ponto de encontro e união de forças das famílias e da comunidade, estimulando ações que alterem tanto a realidade pessoal como do bairro.

De autoria da vice-prefeita enquanto exercia o cargo de secretária de Educação, Marilena Garcia,o primeiro mutirão foi realizado, no dia 30 de maio 2009, no Colégio Municipal Wanderley Quintino, localizado no bairro das Malvinas. O segundo mutirão aconteceu no Colégio Municipal Cristus Jean Koussolas, localizado no bairro da Nova Holanda. O terceiro mutirão foi no colégio Zelita Rocha, no Parque Aeroporto. Já a quarta edição, foi na escola Joaquim Freire, no Alto dos Cajueiros. O quinto mutirão Minha Escola Querida beneficiou o Colégio Municipal José Calil Filho, localizado no bairro Barreto, realizado nos dias 3 e 4 de julho deste ano, seguidos pela Escola Municipal de Educação Infantil profª Arléa Carvalho José e Creche MAI Carmem de Jesus França.

O Programa Minha Escola Querida firmou parcerias com grandes empresas multinacionais instaladas no município, incentivando a cidadania empresarial. As empresas Halliburton e Cavo já “adotaram” escolas da rede municipal de ensino. A primeira adotou a Escola Municipal Jacira Tavares Duval, no bairro Novo Cavaleiros,onde a empresa realizou reparos na parte elétrica, podas das árvores e doou 10 computadores.
,
A diretora do Colégio Municipal Zelita Rocha, localizada no Parque Aeroporto, Bete Brandão, destacou que além do sentimento de cidadania, o mutirão incentiva a integração entre os moradores do bairro “Tenho certeza que todos demonstraram seu amor a este espaço e cuidarão para que ele continue assim”, afirma a diretora. Já a diretora do Colégio Municipal José Calil Filho, Mailza Moreira Esteves, disse que ficou muito contente de ser escolhida pelo programa. No entanto, ela enfatiza que o trabalho de conscientização e de lição de cidadania deve ser permanente. “Já realizo esse trabalho com os alunos desde que assumi a direção da escola. Eles têm que ter consciência de que a escola pertence a todos. Portanto, todos são responsáveis por sua conservação e limpeza”, diz.