logo

Ministério da Saúde transforma Porto em Centro de Atenção Psicossocial

14/03/2008 11:19:53 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

O Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto) comemora este mês seis anos de existência. Para celebrar esta data, o programa realiza na próxima terça-feira (18), um café da manhã comemorativo, na sua sede na rua Conde de Araruama, 569, Centro. Além do aniversário, o encontro festeja também a transformação do PORTO em Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de usuários e dependentes de álcool e outras drogas (CAPSad Porto), autorizado pelo Ministério da Saúde - Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é mais uma vitória para Macaé na área da Saúde, que atende pelo Porto cerca de dois mil pacientes por ano.

- A fiscalização da Secretaria Estadual de Saúde visitou o projeto esta semana e deu o parecer favorável para o seu funcionamento como Centro de Atenção Psicossocial. O trabalho da Secretaria Executiva de Saúde foi bastante elogiado, já que conseguimos nos adequar em pouco tempo aos requisitos técnicos do SUS, disse a coordenadora técnica Miriam Di Geovanni, lembrando da última visita feita em outubro de 2007, quando faltavam ainda normas de adequação técnica a serem realizadas.

No antigo Porto, os pacientes passam o dia realizando atividades sociais, como oficinas de artesanato.Com a mudança, o tratamento ambulatorial ficou mais intenso, dando um suporte maior para ajudá-los a se cuidar sem internação. “O Ministério da Saúde considera a internação o ultimo recurso a ser usado com o paciente. O nosso objetivo é trabalhar o paciente dentro do seu meio social”, completa Miriam.

O Programa, antes pertencente à Fundação de Ação Social, passou para a Secretaria de Saúde, depois das divisões das secretarias do município. Com isso, as diretrizes seguidas para seu funcionamento foram os do SUS, e agora voltados atualmente para um centro de atenção psicossocial. Há seis anos, o local atende pacientes usuários e dependentes de produtos químicos. O telefone para contato e esclarecimento de dúvidas é 2772-2317.