logo

Mirante da Lagoa: 90% das obras já concluídas

17/07/2008 15:19:48 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O bairro Mirante da Lagoa vem recebendo melhorias da prefeitura de Macaé, que já concluiu a pavimentação em paralelepípedos de oito ruas do bairro e continua a pavimentação asfáltica do anel viário, formado pelas ruas Aldir Luiz, com 900 metros, e a Guanabara, com 1.900 metros.

As obras no bairro, situado na zona sul da cidade, em frente à Rodovia Amaral Peixoto, estão à cargo das secretarias Especial de Infra-estrutura Urbana e Executiva de Obras (Semob). As obras na localidade são realizadas à direita da avenida de entrada do Mirante, já que as ruas localizadas à esquerda já estão pavimentadas.

O Mirante recebeu ainda revisão de toda a parte de saneamento básico da área que recebeu calçamento, com complementação das redes de esgoto e de águas pluviais. Além da pavimentação, as ruas recebem melhorias em calçadas, meios-fios e sarjetas. Nas esquinas das ruas, a Semob usa piso inter-travado, com bloquetes vermelhos e redutores de velocidade.

As obras no bairro, que começaram em fevereiro, estarão concluídas até o final do mês. Para contribuir com a despoluição da Lagoa de Imboassica, evitando o lançamento do esgoto in natura, o esgoto do Mirante da Lagoa será direcionado para a ETE do Mutum, onde receberá tratamento. A prefeitura já iniciou a terraplanagem da área onde a ETE do Mutum será construída, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades da Churrascaria Galope.

Sobre a ETE do Mutum, o secretário de Obras, Mário Bucker informa que a Estação terá capacidade para tratar esgoto de 10 mil habitantes, beneficiando o Mirante da Lagoa, São Marcos, Jardim Guanabara e empresas próximas à Fazenda Mutum.

90% das obras da Praça do Mirante já concluídos

Outra ação da prefeitura de Macaé no Mirante da Lagoa é a praça ecológica, a Ecopraça, situada no centro da comunidade, na Rua Laurentino Tavares dos Santos. A praça ocupa uma área de cinco mil metros e a prefeitura investe R$ 1,45 milhão. A obra atende a reivindicações de moradores do bairro.

A área da praça não será cercada e as árvores existentes foram preservadas. A praça conta com quadra poliesportiva, com arquibancada. Na pavimentação, foram utilizados blocos. A praça conta com canteiros, área para práticas de exercícios, com aparelhos de ginástica, dois playgrounds. A praça recebe árvores da Mata Atlântica e plantas de restinga em área ajardinada. Conta também com um prédio do centro comunitário, circundado por espelho d’água, banheiros, um quiosque, um grande salão para reuniões da comunidade e um terraço.

A área terá uma mini-estação de tratamento de esgoto para o centro comunitário e três cisternas para receber água da Cedae. Outra cisterna de 7000 litros vai captar água de chuva para alimentar o espelho d’água e irrigar os jardins. Uma outra cisterna, com 1.250 litros, captará água de reuso, que será utilizada nos sanitários.