logo

Mirante da Lagoa terá espaço de lazer diferenciado

18/09/2007 13:49:38 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras efetuadas pela prefeitura no bairro Mirante da Lagoa, em área reservada para construção de uma praça e área de lazer ecologicamente corretas estão em fase conclusão. A secretaria Executiva de Obras dá continuidade ao trabalho e já terminou a instalação da quadra esportiva, entre outros espaços para o entretenimento dos moradores.

Para as crianças, foram montados dois playgrounds que receberam brinquedos de madeira tratada. Para os jovens e adultos, uma quadra poliesportiva com arquibancadas, e para a população em geral um espaço agradável com muito verde, canteiros com flores, quiosque, além de um moderno centro administrativo. A praça ocupa área de cinco mil metros no centro do bairro, na esquina com a Rua Laurentino Tavares dos Santos, antiga W-21. Na construção, a prefeitura investe R$ 1,45 milhão.

O projeto, assinado pelos arquitetos Rodrigo Pyramides e Rosane Dias, foi elaborado em parceria com os moradores. Durante reuniões, demonstraram o desejo de que o bairro ganhasse um espaço de lazer diferenciado, voltado para a ecologia e à preservação ambiental. Daí surgiu o projeto Ecopraça, em cuja construção são utilizados materiais, técnicas e tecnologias ambientais.

De acordo com solicitação dos moradores, a praça não será cercada. As árvores existentes no local foram preservadas e protegidas por meio-fios. A praça é pavimentada com blocos. Os canteiros foram compostos com plantas nativas da região. Serão plantadas ainda árvores da Mata Atlântica e de restinga nos jardins. Uma área foi reservada para práticas de exercícios, com aparelhos de ginástica. A madeira e pedras utilizadas têm certificado ambiental.

O secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, informa que além da Ecopraça o Mirante da Lagoa receberá outros benefícios já determinados pelo prefeito Riverton Mussi, como pavimentação asfáltica nas ruas e ampliação da rede de esgoto, que será interligada à ETE da Fazenda Mutum, cujas obras começam ainda este ano.

– As obras prosseguem na praça e logo a comunidade poderá contar com a área. Está adiantada a construção do prédio do centro comunitário, que será circundado por um espelho d’água. Esse prédio, onde é empregada também madeira ecologicamente correta, terá banheiros, quiosque, salão para reuniões e terraço – diz Tadeu Campos.

Para manter a preservação do espaço, a área contará com uma mini-estação de tratamento de esgoto atenderá ao centro comunitário e três cisternas para receber água da Cedae. Para alimentar o espelho d’água e irrigar os jardins, uma cisterna de 7000 litros vai captar água de chuva. Outra caixa d’água, com 1250 litros, vai captar água de reuso, que será utilizada nos sanitários da praça.