logo

"Moacyrzão" recebe verba federal visando a Copa do Mundo de 2014

18/11/2013 16:57:00 - Jornalista: Álvaro Marcos

Foto: Ana Chaffin

A expectativa é de que o Moacyrzão seja confirmado como centro de treinamento de uma seleção que vai disputar a Copa do Mundo

O estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão", em Macaé, receberá melhorias para poder servir como centro de treinamento de alguma seleção que vai disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No último dia sete o prefeito Dr. Aluízio assinou o termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal (CEF) que prevê o repasse, através do Ministério do Esporte, de uma verba no valor de R$ 1,7 milhão. O município dará uma contrapartida de R$ 148 mil.


O objetivo é fazer com que o "Moacyrzão" cumpra as exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (a FIFA). O dinheiro vai ser usado principalmente para remodelar a sala de musculação e adquirir novos equipamentos para o local; ampliação da sala de fisioterapia e do Centro de imprensa; melhoria dos vestiários; reforma da praça de alimentação; e compra de um gerador de energia de 500kva, além de alguns outros itens.

Ainda não existe uma data para o início e o fim das obras. Nesta fase a Caixa Econômica faz uma avaliação técnica de documentos. "Estão sendo analisados todos os dados enviados. Após esta etapa o banco autoriza a prefeitura a promover as licitações e, em seguida, iniciar as execuções", disse Samantha Fragoso, gerente municipal da Câmara Permanente de Gestão (CPG) - órgão que centraliza as informações pela Prefeitura e tem a responsabilidade de manter o contato com a Caixa.

Segundo Luiz Renato Martins, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), a expectativa é de que a confirmação de Macaé como cidade sede para a aclimatação de alguma delegação estrangeira aconteça até o início de janeiro. "Macaé faz parte do Caderno de Intenções da FIFA. O município é citado na revista publicada pela entidade. Estamos muito otimistas e as chances são grandes", afirmou.

O "Moacyrzão" se consolidou nesta temporada como um dos principais estádios do Estado do Rio de Janeiro. Até agora, o local sediou 12 jogos de grandes clubes cariocas no ano. Cinco foram pelo Campeonato Carioca e os outros sete pelo Campeonato Brasileiro da Série A, o "Brasileirão". O Fluminense foi quem mais utilizou o estádio (5 vezes). Em seguida aparecem Vasco (4 vezes), Flamengo (2 vezes) e Botafogo (uma vez).