Mobgrafando Macaé democratiza a fotografia artística

06/11/2024 11:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A exposição estará em Macaé de 19/11 a 06/12

A exposição fotográfica itinerante Mobgrafando Macaé, projeto de Cybel Chagas, vai passar por seis espaços públicos, entre os dias 19 e 23 deste mês, e por quatro escolas públicas, do dia 26 de novembro a 6 de dezembro. A proposta do trabalho contemplado pela Lei Paulo Gustavo de fomento cultural (LC195/2022) é apresentar fotografias capturadas e editadas com celular com o objetivo de democratizar e expandir os conceitos da fotografia artística. Para expandir o público, a exposição oferecerá audiodescrição das fotografias.

O Mobgrafando Macaé foi premiado por meio do Chamamento Público 06, de 1º de novembro de 2023, da Secretaria de Cultura de Macaé, que selecionou trabalhos na área de audiovisual para investimento de 70% do montante de R$ 1.375 milhão, repassado pela União ao Município. O projeto é financiado pelo superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Praças do Centro da cidade, dos bairros Lagomar, Parque Aeroporto e Cavaleiros e do distrito de Córrego do Ouro, na Região Serrana de Macaé, receberão a exposição, além do Terminal Central. O Mobgrafando estará ainda no Colégio Estadual Municipalizado Matias Neto, no dia 26; no Colégio de Aplicação (CAp), no dia 28; no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, em 2 de dezembro, e no Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, no dia 6 de dezembro. O multiartista macaense e idealizador do projeto, Cybel Chagas, tem uma trajetória de dez anos na área cultural, atuando nas vertentes cinema, teatro, fotografia e produção.

Ficha técnica:
Cybel Chagas – Idealizador, produtor executivo, curador e fotógrafo expositor

Junior Moreno – Produtor

Viviane Santos – Assessora de Comunicação e Social Mídia

Débora Haupt – Audiodescritora

Designer Gráfico - Lyon Jesus

Apoio: Chirulico, Espaço Multi Raízes

Realização: Prefeitura de Macaé/ Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Paulo

Gustavo (LC195/2022)