logo

Mobilidade Ativa e Políticas para Pessoas com Deficiência planejam desenvolvimento de ações

25/02/2026 13:14:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Proposta é assegurar que ações estejam de acordo com as normas de inclusão e acessibilidade universal

A Prefeitura de Macaé segue avançando na construção de uma cidade mais inclusiva e acessível. A cooperação técnica para a melhoria da acessibilidade vem sendo fortalecida no município, com foco na implementação de ações e projetos que eliminem barreiras e promovam a autonomia de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta é assegurar que novas ciclovias e calçadas estejam de acordo com as normas de inclusão e acessibilidade universal.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Ativa de Macaé (CMAM), e a Coordenação-Geral de Políticas para Pessoas com Deficiência (PCD), do município, realizaram recentemente uma reunião para alinhar estratégias e planejar o desenvolvimento de ações conjuntas.

O encontro contou com a participação do coordenador de Planejamento e da CMAM, Rui Paiva, e da coordenadora-geral de Políticas para PCD, Caroline Mizurine.


“O objetivo do CMAM é planejar, incentivar e implementar projetos que priorizem o deslocamento não motorizado de pedestres e ciclistas e a acessibilidade universal na cidade. Estamos avançando em várias frentes, inclusive para a ampliação de ciclovias”, ressaltou Rui Paiva.



As duas coordenações mantêm uma relação intersetorial e de cooperação técnica. A Coordenação-Geral de Políticas para PCD encaminha demandas e solicitações relacionadas à acessibilidade à Coordenadoria de Mobilidade Ativa, fortalecendo o planejamento integrado das ações urbanas. Como a instalação de sinalização de vaga de estacionamento para PCD, feita recentemente na Vila de Natal e em outros pontos.

Entre as propostas em análise está o incentivo a projetos que possibilitem o uso de bicicletas adaptadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como handbikes (pedaladas com as mãos), triciclos estáveis e bicicletas duplas.


“A Coordenação-Geral de Políticas para PCD recebeu uma solicitação recente para incentivar um projeto que permita o uso de bicicletas adaptadas, promovendo autonomia, inclusão, além de contribuir para a saúde física e o bem-estar mental”, explicou Caroline.



A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da mobilidade ativa aliada à inclusão social, garantindo que o espaço urbano seja cada vez mais acessível para todos.


Fotos Relacionadas