A Prefeitura de Macaé deu início nesta sexta-feira (23) a uma operação de remoção de veículos abandonados nas vias do município. Para isso, uma equipe da secretaria de Mobilidade Urbana notificou os proprietários destes veículos abandonados, solicitando a remoção em até 72 horas. Caso contrário, os veículos serão recolhidos durante uma ação que acontecerá na terça-feira (27), em parceria com a Coordenadoria de Posturas e a Vigilância Sanitária.
- A intenção é conscientizar os donos sobre a importância de não abandonar os veículos nas vias de Macaé, pois eles acabam acumulando água, lixo e servem de abrigo para insetos e animais, trazendo riscos à saúde. Além disso, estes veículos abandonados ainda comprometem a segurança nestes locais - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.
Nesta primeira etapa, realizada no bairro Sol y Mar, foram notificados os carros estacionados em via pública, sem condições de circulação e em situação de abandono. Muitos desses carros acabam se transformando em sucatas, já que não têm condições de trafegabilidade. Além disso, veículos em situação de abandono que também estiverem em situação de infração de trânsito que tenha como medida administrativa remoção do veículo também poderão ser removidos.
No total, 11 veículos foram notificados e, de acordo com o Código de Posturas Municipal, os proprietários dispõem de 72h para retirá-los das vias públicas. Os veículos notificados estão localizados nas ruas Doutor Humberto Queiroz Mattoso, Eleosina Pereira Queiroz Matoso, Proletariado, Secretário Salo Brand e Vereadores Municipais.
- A ação de recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas do município é mais uma ferramenta que possibilita manter limpeza e organização da cidade. Estamos, neste primeiro momento, convocando o proprietário a removê-lo. No entanto, caso a situação não mude até a data estipulada, esses veículos poderão ser removidos se estiverem em desacordo com a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito a estacionamento e circulação - finalizou o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira. Solicitações de remoção podem ser feitas pelo telefone 2765 2963.