Foto: Divulgação Secretaria de Mobilidade Urbana
Objetivo é fortalecer as medidas de conscientização, por meio de campanhas educativas
As campanhas educativas em relação a Educação para o Trânsito fazem parte da rotina nesta gestão. Além de montar uma agenda de atividades, a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se reuniu com as fundadoras do movimento Motivados Pelo Autismo – Macaé (Mopam) para traçar ações conjuntas. A finalidade é promover atividades de conscientização junto à população, transformando Macaé num município mais inclusivo.
O encontro da equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, com as líderes do Mopam, Lucia Anglada e Caroline Muzarine, foi realizado no gabinete da presidência da Câmara Municipal, na última semana, que solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana campanhas educativas sobre o assunto.
Na próxima sexta-feira (12), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizará nova ação de prevenção a acidentes, na Avenida Atlântica, praia dos Cavaleiros. O objetivo é realizar abordagens junto aos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na prevenção de acidentes de trânsito, reforçando informações de segurança, principalmente por conta do feriado de Carnaval. Como o uso do cinto de segurança e de material de retenção para crianças, o perigo do álcool e direção, uso do capacete pelos motociclistas, entre outras campanhas. Haverá participação do Mopam.
“Parcerias como essa com o Mopam, sempre são importantes para agregarmos mais valores às campanhas e atividades educativas. Reafirmamos que essas Blitz Educativas têm o objetivo maior que é educar os condutores, no respeito às leis de trânsito e nas medidas preventivas. Nada melhor do que no início do fim de semana, na sexta-feira, às vésperas do feriado de Carnaval, para fazermos uma campanha na orla da cidade, lembrando que nunca é demais estar atento às medidas de prevenção contra acidentes”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Também foi discutida a realização de palestras do Mopam para os agentes de trânsito terem um conhecimento melhor sobre o transtorno do espectro autista e como lidar em situações diárias.
O Mopam teve início em 2017 e é formado por mães que buscam conscientizar, informar e divulgar o autismo. O objetivo é ajudar na construção de uma sociedade mais inclusiva e informada, para que os indivíduos com autismo sejam respeitados e incluídos nos diversos segmentos. Abril Azul é o mês de conscientização sobre o transtorno do espectro autista, onde são realizadas atividades para lembrar a data.