Criado por meio da Lei nº12.821 e sancionada em 5 de junho de 2013, o Dia Nacional do Agente de Trânsito (23 de setembro) destaca o papel deste profissional que tem como missão orientar e conscientizar condutores e pedestres que transitam diariamente pelas vias das cidades. A Secretaria de Mobilidade Urbana conta, hoje, com 147 agentes de trânsito, aprovados por meio de concurso público que se revezam em plantões de 24 horas. Eles atuam nas operações de fluidez do trânsito em pontos de maior fluxo de veículos, colaborando para o respeito às leis vigentes.
“O agente de trânsito é um servidor essencial ao trabalho da Mobilidade Urbana. Agradecemos o esforço e a atuação diária desses profissionais incansáveis. Eles trabalham fiscalizando para que a ordem e organização do tráfego possa atender as demandas do dia a dia da cidade, enfrentando realidades desafiadoras. Também procuram humanizar essa atuação, conscientizando os condutores de seus deveres e direitos”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O atendimento aos cidadãos também faz parte da rotina dos agentes de trânsito. Uma das atividades fundamentais é o ordenamento do tráfego, garantindo o direito de ir e vir do cidadão. Entre as tarefas diárias, estão a retirada de veículos estacionados em portas de garagem e de animais de grande porte nas vias, som alto e socorro ao cidadão, entre outras.
“Parabenizamos a todos os agentes de trânsito de todo país e, em especial, os de Macaé. Faça sol ou faça chuva, em incansáveis esforços, se doam para garantir que o condutor consiga chegar ao seu destino com segurança”, homenageia o coordenador de Trânsito da secretaria, Fabiano Lima.