Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Crianças recebem orientações sobre regras de trânsito
A Educação Infantil vai muito além de um espaço de recreações, já que é um ambiente que exige propostas pedagógicas fundamentais na formação das crianças. Isso inclui atividades para a formação de cidadãos mais conscientes também com relação ao trânsito. Por isso, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), a equipe da Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana levou a "Escolinha de Trânsito" à Escola de Educação Infantil Professora Iracy Pinheiro Marques, no bairro Lagomar.
Trata-se da “Escolinha de Trânsito”, que é espaço interativo e educativo em que as crianças recebem orientações sobre as regras de trânsito. O objetivo é, não só torná-las futuros condutores conscientes de suas responsabilidades para a preservação da vida no trânsito, mas, principalmente, torná-las multiplicadoras de informações sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito.
- Esta é uma iniciativa muito importante, pois a infância é o melhor para se aprender estes conceitos positivos. Este investimento na educação visa motoristas mais responsáveis do futuro, mas também multiplicadores das informações agora, para sua família e amigos - explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
Para isso, foi montado na unidade de ensino um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E por meio dele, as crianças aprenderam o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas. Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- Por meio da educação atuamos na prevenção. Ou seja, quanto mais cedo as crianças aprendem estes conceitos, maiores são as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades no futuro – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
Aprovação – Por ser uma fase importante para a formação das crianças, a parceria entre a Mobilidade Urbana e a escola Iracy Pinheiro Marques foi elogiada pela diretora da unidade de ensino. Em especial, porque a escola fica em um local de grande circulação:
- O entorno da escola e todo trajeto percorrido pelas crianças chama muita atenção deles. Eles são atendidos pelo transporte escolar, muitos vêm de bicicleta com os pais e veem como o bairro se movimenta. A escola fica na rua mais movimentada do bairro e este conhecimento permite que eles tenham a noção sobre os cuidados necessário para evitar acidentes. Pesamos nesta visita da Mobilidade para que eles tenham uma vivência mais próxima com este tema, aprendendo de uma forma lúdica para guardar estes conceitos – afirma Liliana Mesquita.
A diretora, inclusive, disse já ter tido retorno imediato dos pais: “No mesmo dia em que os alunos participaram da “Escolinha de Trânsito”, recebemos ligações de pais dizendo que os filhos estavam falando sobre o que aprenderam para eles em casa”, explicou.
Contatos - Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito”, podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.