Mobilidade participa de evento de prevenção em empresa

09/05/2014 17:34:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Intuito é alertar os funcionários que são motociclistas sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana participou, na quarta-feira (7), de mais um evento ligado à segurança e prevenção de acidentes no trânsito promovido por empresa sediada em Macaé. Desta vez, a ação foi promovida pela Odebrecht Óleo e Gás, com o intuito de alertar, em especial, os integrantes do seu quadro de funcionários que são motociclistas sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito.

Na programação, palestras promovidas pelo programa “Circulando no Trânsito” abordaram os temas “Educação e Segurança no Trânsito” e “Segurança no Trânsito para motociclistas”. Por meio da apresentações, a força de trabalho da empresa recebeu orientações sobre trânsito seguro, além de conceitos ligados à cidadania.

Esta foi a primeira palestra realizada especificamente para os motociclistas. Por meio dela, foram debatidos assuntos como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; estatísticas ligadas à frota de motocicletas no Brasil e em Macaé; obrigatoriedade de habilitação; Direitos e deveres do motociclista e equipamentos para segurança e uso do capacete.

Outros temas abordados foram: comportamento do motociclista; infrações mais comuns; atitudes irresponsáveis; número de acidentes e mortes no Brasil e em Macaé; o comportamento do carona; transporte de crianças; transporte de cargas; cuidados com as condições climáticas adversas; a relação motorista x motociclista e a relação motorista x pedestres. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.

A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que, dentro da realidade da cidade com relação as ocorrências com motociclistas, a conscientização é fundamental: “Em uma cidade com um tráfego intenso de veículos, a solução é compartilhar, dividir e respeitar. Até porque moto não tem cinto de segurança ou airbags e a segurança ativa é o próprio motociclista. Somente através de uma mudança de atitude, com cada um fazendo a sua parte, teremos um trânsito mais seguro”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.

O funcionário da Odebrecht concorda: “É muito importante que este assunto seja abordado e divulgado para que todos possam ter conhecimento. São informações fundamentais e que levarei para o meu dia a dia”, pontuou Gilcimar Ferreira.

O responsável por Sustentabilidade da Base de apoio logístico de Macaé, Edney Coutinho, complementou: “A autoconfiança é natural do ser humano, pois muitas pessoas acham que com elas acidentes nunca irão acontecer. E por meio deste conhecimento passado, eles poderão refletir sobre o que está acontecendo”, finalizou.

Além da Secretaria de Mobilidade Urbana, participaram ainda do ciclo de palestras representantes da Prosegur Brasil. A ação contou ainda com o apoio da Rodando Legal.