logo

Mobilidade participa de movimento que conta com apoio da ONU

13/11/2015 10:51:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Secretaria de Mobilidade Urbana se juntou a um movimento mundial que busca a preservação da vida das crianças no trânsito. Trata-se do “Save Kids Lives”, que é um esforço conjunto que conta, inclusive, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). E Macaé é uma das primeiras cidades no Brasil a aderir ao movimento, que busca chamar a atenção das autoridades para que promovam ações que garantam a segurança viária e medidas de prevenção para evitar mais mortes de crianças no trânsito.

Tudo isso para diminuir números alarmantes, que apontam a morte de 500 crianças diariamente no mundo, além das milhares que ficam feridas, de acordo com a ONU. No Brasil, seis crianças morrem por dia e mais 15 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde. Se forem levadas em consideração as que ficam com invalidez permanente, a média supera 50 registros diários.

Para alcançar este objetivo, o movimento pretende recolher mais de um milhão de assinaturas para a Declaração das Crianças pela Segurança Viária. E com este apelo aos líderes mundiais, refletir a voz das crianças de vários países nos novos objetivos para o desenvolvimento global. Por meio da Declaração das Crianças pela Segurança Viária, elas pedem infraestrutura como calçadas e ciclovias no trajeto casa/escola para que possam andar a pé e de bicicleta; redutores de velocidade, semáforos e sinalização próxima às escolas e a segurança nos transportes escolar e particular, incluindo o uso de dispositivos de segurança. Mas, acima de tudo, as crianças apelam por condutores mais conscientes.

- Esta visão de um problema que é global é muito importante, inclusive para nos servir de parâmetro para ações locais. Realizamos ações como a 'Escolinha de Trânsito', distribuímos cartilhas para as crianças, realizamos palestras, estamos implantando ciclovias e ciclofaixas, mas queremos avançar ainda mais, com uma sinalização mais eficiente, fiscalização mais efetiva, mas, acima de tudo, com mais educação no trânsito – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Marcello Magalhães, afirma que a adesão no Brasil ainda é tímida, mas que todos precisam contribuir para modificar este quadro. “Precisamos fazer a nossa parte e dar voz a estas crianças. Esta declaração será entregue na segunda Conferência de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês em Brasília. A meta é atingir mais de um milhão de assinaturas”, convoca.

- Passo a passo para assinar a declaração:

· Acesse www.savekidslives2015.org (por ser uma campanha internacional, a página está em inglês);

· Clique em “Read It” (Leia), na barra superior. Para ler a “Declaração das Crianças para a Segurança Viária” na versão em português, clique em PT;

· Volte à página inicial clicando no link que está na parte superior da Declaração;

· Depois clique em “Sign It” (Assine), na barra superior. Este é o espaço em que você poderá fazer a assinatura da declaração;

· Preencha os seguintes campos:

- “I am a person” (pessoa física) ou “We are an Organisation” (organização / instituição);

- “Your full name” (nome completo);

- “Your country” (país em que vive);

- “Your e-mail adress” (endereço de e-mail);

· Clique no espaço em amarelo “Sign the Declaration” para registrar sua assinatura;

· Confira em seu e-mail a confirmação da sua assinatura.

Além da assinatura, mostre que você, sua família e amigos se preocupam e fazem a diferença na segurança das crianças. Basta tirar uma foto mostrando sua mensagem no quadro (disponível na galeria de fotos). Depois, basta compartilhar em seu perfil nas redes sociais utilizando as hashtags #savekidslives e #salvemnossascrianças.