logo

Mobilidade promove I Caminhada de “Atenção pela Vida”

27/05/2015 10:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br

Uma grande ação de celebração ao “Maio Amarelo” vai ser realizada, em Macaé, neste final de semana. Trata-se da Caminhada “Atenção pela Vida”, em prol de um trânsito mais seguro. O objetivo, além da confraternização, é fazer um alerta sobre os elevados índices de acidentes e mortes no trânsito e lembrar a todos sobre a necessidade de uma mudança de atitude para preservação da vida. A iniciativa é da Secretaria de Mobilidade Urbana e conta com a parceria da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur).

A Caminhada “Atenção pela Vida”, que acontece neste domingo (31), percorrerá a Orla dos Cavaleiros, com saída próxima ao Posto 1 e chegada na Área de Convivência. A concentração tem previsão de início às 8h e haverá distribuição de água aos participantes.

- O “Maio Amarelo” é um movimento que propõe a participação e envolvimento de todos para mudarmos o grave quadro da violência no trânsito em nosso cotidiano. Esta mobilização, por meio da caminhada, vem para marcar o mês de maio como início desta mudança de atitude tão fundamental à preservação da vida, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Além do foco na conscientização, o público que estiver presente na caminhada também terá outros atrativos para participar do evento. Isso porque serão distribuídas camisas alusivas ao “Maio Amarelo” para as primeira pessoas que chegarem ao local da concentração. Não é necessária a inscrição prévia para a caminhada. O importante é vestir o amarelo, participar e adotar um comportamento mais seguro no trânsito durante os outros dias do ano.

Maio Amarelo - O movimento “Maio Amarelo” tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é mobilizar toda a sociedade e colocar em pauta o tema segurança viária, para que, com a participação e envolvimento de todos, o mês de maio seja marcado como o início de uma mudança de atitude, com o amarelo simbolizando a “atenção pela vida”.

Desde que o município aderiu ao movimento, uma série de medidas para massificar os conceitos para conscientização foram realizadas, como ações em empresas, escolas e blitzen educativas. Painéis móveis também foram posicionados em locais estratégicos com mensagens alusivas ao “Maio Amarelo”. A aceitação foi grande, não só por parte dos órgãos municipais, mas também por empresas como a Petrobras e outras instituições que aderiram ao movimento.

O “Maio Amarelo” é um movimento, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, instituição ou empresa pode realizar ações de conscientização não só no mês de maio, mas independente da data. Assim, demonstra que se preocupa e colabora para um trânsito com mais respeito, segurança e gentileza. Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br.


Fotos Relacionadas