logo

Mobilidade recebe homenagem do Colégio Renato Martins

15/12/2016 16:14:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Ao longo do ano, estudantes foram envolvidos na educação para o trânsito

O ano de 2016 foi mais um em que o Colégio Municipal Renato Martins se destacou por suas ações voltadas ao tema “trânsito”. Contemplado pela terceira vez com uma Menção Honrosa pelo “Projeto Escola”, desenvolvido pela Autopista Fluminense, a unidade de ensino também resolveu prestar homenagens aos personagens que fizeram parte, ao longo do ano, das atividades que a levaram a ser premiada. Entre eles a Secretaria de Mobilidade Urbana, que, por meio do Programa “Circulando no Trânsito”, promoveu a “Escolinha de Trânsito” no colégio.

Para isso, nesta quinta-feira (15), os alunos realizaram uma apresentação especial para a equipe da Subsecretaria de Educação no Trânsito, além de funcionários, pais e responsáveis. Com direito a apresentações de dança que ensinaram como devemos nos comportar no trânsito e surpreenderam, inclusive, por incluir um número de ilusionismo em que bailarinas trocaram de figurino em apenas alguns segundos, cobertas rapidamente por tecidos em forma de tubo, os estudantes conseguiram exatamente o que queriam: passar uma mensagem sobre a necessidade da responsabilidade ao volante.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes elogiou a iniciativa do Colégio Renato Martins em também educar para o trânsito. “Em seu trajeto de ida e volta para a escola, os alunos vivenciam o trânsito e, portanto, precisam entende-lo e respeitá-lo. Por isso, mais importante que qualquer premiação ou homenagem é fazer com que estes alunos aprendam estes conceitos tão importantes ainda na infância para formá-los como cidadãos conscientes”, disse.

Parceria - A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, também exalta a parceria entre a Mobilidade Urbana e unidades de ensino como o Renato Martins, preocupadas com uma ação pedagógica fundamental na formação das crianças, a educação para o trânsito. “Ficamos muito felizes em participar da culminância desse projeto e de ter feito parte dessa parceria que gerou um resultado tão bonito. Agora só nos resta dizer “até 2017!””, afirmou.

A importância do trabalho em conjunto com o poder público e empresas que levam a sério projetos socioambientais foi um ponto destacado pela professora orientadora, Maxmiriam Guijarro. “Trabalhamos em parceria com a Autopista Fluminense em projetos de educação no trânsito e meio ambiente e a Mobilidade Urbana também sempre se prontifica a nos apoiar fazendo o trabalho de educação no trânsito. Então, esta apresentação é uma forma de retribuir o trabalho feito, já que esta é a melhor forma para criarmos mais cidadania para o trânsito, educando os alunos desde a infância”, finalizou a educadora.


Fotos Relacionadas