Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
O objetivo é aumentar a segurança em trecho próximo a um hipermercado
A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou a recuperação e o reforço na sinalização para indicação aos condutores que trafegam pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho do acesso em frente ao hipermercado localizado no bairro São José do Barreto. O objetivo é aumentar a segurança viária no local, que diariamente recebe um grande fluxo de veículos e pedestres.
Entre as medidas que foram tomadas estão: reinstalação das placas danificadas na mureta que divide as pistas; instalação de equipamentos fixados à estrutura com película refletiva para maior visibilidade da mureta; sinalização vertical, em ambos os sentidos, antecedendo o local de travessia, regulamentando a velocidade em 40Km\h; placas refletivas especificas, destinadas a alertar o condutor; e informação de presença de sinalização semafórica no local.
Apesar das ações realizadas para melhor atender as necessidades dos condutores, desde que o trecho passou por mudanças, foram aplicadas sinalização de todos os tipos e também dispositivos de segurança foram adotados para a segurança de condutores e pedestres. Para que os riscos de acidentes diminuam, a contribuição dos motoristas é fundamental.
Antes da chegada ao trecho com a mureta de separação, no centro da rodovia, as pistas são separadas por faixa dupla contínua com tachões. E a ultrapassagem indevida, além de ser um risco à segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo, é considerada uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH e penalidade de multa no valor de R$ 191,54.
Acesso - Para facilitar a entrada e saída do hipermercado os condutores devem utilizar as vias de acesso que estão indicadas por sinalização horizontal, vertical e semafórica. As pistas centrais são destinadas aos que seguem em direção ao Centro e ao bairro Lagomar. As laterais, além de servirem como vias de acesso, são reservadas ao recuo para os pontos de parada de ônibus.
Para oferecer mais segurança também aos pedestres, um conjunto semafórico, com fiscalização eletrônica, funciona no cruzamento. Os dispositivos visam disciplinar o trânsito local, além de permitir que as pessoas que transitam pela região façam a travessia sem perigo. Os semáforos contam com botoeiras, para que o pedestre possa acionar o dispositivo antes de cruzar as pistas.