Mobilidade traça planejamento para melhorias em Macaé

22/07/2014 16:58:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Rui Porto Filho

O secretário Evandro Esteves apresentou a nova metodologia à equipe de trabalho

O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, apresentou aos servidores da secretaria as diretrizes básicas do novo grupo gestor. A indicação foi feita durante uma reunião geral realizada na última segunda-feira (21). Na ocasião, foram anunciadas novidades à equipe, que estão relacionadas aos projetos e programas da secretaria e que servirão como base para os próximos anos da atual gestão.

- Os desafios são muitos, mas vamos sempre trabalhar no que entendemos ser o melhor para a cidade, com foco na engenharia, na inteligência de mobilidade, com pessoas que tem interesse e conhecimento neste aspecto. O grande foco será a engenharia, não só de planejamento de grande porte, mas também de pequenas intervenções. Este setor de inteligência estará sempre pensando o futuro - explicou Evandro Esteves.

O secretário anunciou também a elaboração do Plano Municipal de Trânsito e Transporte até abril de 2015. Nele, todos os estudos sobre estas áreas estarão englobados. “Este plano contará com a colaboração da engenheira de transportes Eva Vider, que é uma das principais pensadoras de mobilidade do Rio de Janeiro, pertence ao corpo da UFRJ e já participou do Governo do Estado, em que foi uma das grandes idealizadoras do projeto da nova zona portuária no Rio de Janeiro”, adiantou.

De acordo com Evandro Esteves, outras questões também estão sendo pensadas para implantação a médio e longo prazo. É o caso da Operação Viária, para prestação de serviços de gestão integrada, apoio operacional, controle e monitoramento de tráfego na cidade, e do ITS (tecnologia de fiscalização eletrônica e tempo de viagem), para a gestão em tempo real da mobilidade e do transporte. Outros pontos também estão em pauta, como a duplicação da ponte da Barra e a construção de uma nova rodoviária para dar conforto e segurança ao usuário e resolver problemas de trânsito na região do Centro da cidade onde está localizado o terminal atualmente.

- Mas também é importante é que trabalhemos de forma adequada e funcional, para a resolução de problemas que temos hoje. Por isso, a Mobilidade recebeu novas viaturas para patrulhamento e fiscalização, além de um braço operacional para resolver algumas demandas dos cidadãos mais rapidamente –, disse o secretário.

Neste caso, já estão programadas para os próximos dias intervenções para dar mais agilidade ao trânsito no entorno dos terminais Lagomar e Parque de Tubos e a sinalização das ruas Joaquim Rosa (antiga Rua 4) e Irmã Ângela Puerari (antiga Rua 2), no Parque Aeroporto.


Fotos Relacionadas