Foto: Identidade visual da campanha Maio Amarelo
Preservação da vida é meta da campanha
A secretaria de Mobilidade Urbana aderiu ao movimento “Maio Amarelo”, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é mobilizar toda a sociedade e colocar em pauta o tema segurança viária, para que, com a participação e envolvimento de todos, o mês de maio seja marcado como o início de uma mudança de atitude, com o amarelo simbolizando a “atenção pela vida”.
A decisão de aderir ao movimento tem como ponto chave a necessidade de que todos passem a tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia que precisa ser combatida. Para isso, cada cidadão deve adotar comportamento mais seguro e responsável, visando a preservação da sua própria vida e a dos demais ao seu redor.
Para estimular a colaboração de todos, uma série de medidas que pretendem massificar os conceitos para conscientização serão utilizadas. É o caso das mídias sociais da prefeitura, de cartazes nos ônibus e também de painéis móveis, que serão posicionados em locais estratégicos com mensagens como “Maio Amarelo – Atenção pela vida”, “Respeite a sinalização e os limites de velocidade”, “Não use o celular” e “Use o cinto”, entre outras. Além disso, outros órgãos municipais, empresas e instituições também estão sendo convidadas a aderir ao movimento.
Símbolo – Além destas medidas, a adesão ao movimento será o uso por parte de toda equipe da Mobilidade Urbana, incluindo os agentes de trânsito e fiscais de transporte, do laço na cor amarela. Isso porque esta é a marca símbolo do “Maio Amarelo”. Trata-se da mesma proposta de conscientização adotada por outros movimentos, como o “Outubro Rosa”, de conscientização para combate ao câncer de mama, e o “Novembro Azul”, de combate ao câncer de próstata. Outra inspiração são as campanhas de conscientização contra o vírus HIV, considerada a mais consolidada nacional e internacionalmente, e que tem o laço vermelho como símbolo.
O “Maio Amarelo” é um movimento, não uma campanha. Ou seja, cada cidadão, instituição ou empresa pode utilizar o laço desta cor em suas ações de conscientização não só no mês de maio, mas independente da data. Assim, demonstra que se preocupa e que colabora para um trânsito com mais respeito, segurança e gentileza. Outras informações podem ser obtidas também por meio do endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br.