A Secretaria de Mobilidade Urbana aprovou a implantação de um novo sistema de indicação por voz nos ônibus que passará a funcionar em caráter de teste em Macaé. Nesta fase desenvolvimento, cinco coletivos irão circular pela cidade com esta tecnologia a partir desta segunda-feira (21). Por meio dele, o passageiro poderá, por exemplo, receber informações sobre os pontos de parada, e a proximidade de locais como escolas e hospitais.
A nova tecnologia foi apresentada ao secretário e a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana na última sexta-feira (18) pelos executivos da empresa SIT Macaé. O grupo embarcou em um ônibus com a tecnologia instalada e realizou uma viagem em que viram na prática como o sistema funciona. Além das informações sobre o itinerário passadas pelo sistema de indicação por voz, o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, ainda prevê que o sistema pode ser muito útil ao veicular mensagens de cunho educacional.
– É uma inovação para o transporte coletivo em Macaé, que facilita bastante para o usuário na identificação da rota, especialmente o que não conhece o itinerário de determinada linha ou os locais de parada. Trata-se também de um auxílio à pessoa com deficiência visual, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade da inserção de mensagens ligadas à educação no trânsito pelo mesmo sistema – disse Evandro Esteves.
Diretor Executivo da SIT Macaé, Renato Monteiro, explica que esta é uma tecnologia inovadora. De acordo com ele, o equipamento está em desenvolvimento para implantação em etapas.
– O comando do equipamento será alimentado por meio do sistema de GPS utilizado pela empresa em sua frota. Trata-se de uma tecnologia inovadora, semelhante à utilizada no sistema de metrô em grandes metrópoles. Inicialmente, estes cinco ônibus vão rodar em linhas variadas neste período de testes - detalhou.