Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
A ação deste domingo (24) aconteceu para crianças de um projeto de uma instituição religiosa
A Secretaria de Mobilidade Urbana, que se tornou uma referência em ações de educação no trânsito junto à empresas e unidades de ensino públicas e particulares, participou, neste domingo (24), das 9h ao meio-dia, de uma ação diferente. Isso porque, ao contrário do habitual, o público que participou e recebeu as orientações do programa “Circulando no Trânsito” foram crianças integrantes de um projeto realizado por uma instituição religiosa, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Parque Aeroporto.
Os meninos e meninas fazem parte do Clube de Aventureiros “Pequenos Guerreiros”, que conta com a participação de crianças de até 10 anos, filhos de membros da igreja e também de bairros circunvizinhos. Eles recebem orientações sobre educação, lazer e convivência em grupos sociais, para formar jovens e adultos para o futuro.
Dentro deste contexto, a equipe da Mobilidade Urbana passou orientações sobre a necessidade das crianças contribuírem com os pais com informações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos. Além disso, foram orientados sobre como devem se comportar para que eles também ajudem a fazer um trânsito seguro, por meio da cooperação e da cidadania.
Durante o encontro foram abordados tópicos como: comportamento das crianças no papel de pedestres; uso de dispositivos de segurança: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme a idade e uso do celular ao volante, focando a criança como multiplicadora de informações, dentre outros temas.
Após a parte teórica, os pequenos participaram de uma simulação sobre as regras básicas de circulação e segurança no trânsito, por meio de demonstrações práticas na “Escolinha de Trânsito”. Para isso, percorreram um circuito montado no pátio da igreja. A estrutura conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas e placas de sinalização.
A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, explica que é importante o trabalho junto as crianças e incentiva as instituições a tomarem a mesma iniciativa de contribuir para um trânsito mais seguro: “Fugindo um pouco da nossa rotina, atendemos a uma instituição religiosa, que se mostrou comprometida com a segurança das crianças como pedestres e dos adultos como condutores. Esperamos que esta iniciativa incentive outros órgãos e instituições a fazerem o mesmo”, pontuou a pedagoga.
Agendamentos - Os interessados em agendar a visita da equipe do programa “Circulando no Trânsito” para realização de palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" e “Segurança no Trânsito para Motociclistas”, além da “Escolinha de Trânsito”, podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelos telefones (22) 3717-0881 / 3717-0882 e 3717-0883.