Durante a viagem, em meio à festa e mesmo com o veículo parado, todo cuidado é bem-vindo no trânsito no período de Carnaval. Nesse sentido, a Secretaria de Mobilidade Urbana dá dicas para que a Festa de Momo aconteça com tranqüilidade e segurança quando o assunto for trânsito e transporte.
Nessa época do ano, com as festividades de Carnaval, além do cuidado com bebidas alcoólicas e condições mecânicas dos automóveis, o cidadão deve ter atenção com o local onde vai estacionar seu veículo. A dica é procurar estacioná-lo sempre em espaços iluminados e onde haja movimento de pessoas e presença de 200 guardas municipais - efetivo para o Carnaval maior que os outros anos, graças a uma parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil com as secretarias municipais.
Para garantir a segurança dos automóveis, vale lembrar da importância dos equipamentos adicionais de proteção, como travas de segurança e alarme. No entanto é necessário ter cuidado com multidões e mesmo ruas de grande tráfego, onde são comuns pequenos acidentes e outros prejuízos do tipo.
A melhor opção de transporte é mesmo usar o Sistema Integrado de Transporte (SIT-Macaé), já que serão disponibilizados cerca de 190 veículos extras, distribuídos nos quatro dias de festa.
Já no trânsito, a recomendação “se for dirigir não beba e se beber não dirija” é sempre válida, afinal, nem no Carnaval a Lei Seca dará trégua. A Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana serão responsáveis pela fiscalização do trânsito e dos veículos, e farão operações com o objetivo de inibir o consumo excessivo de álcool.
É importante ressaltar a necessidade de estar sempre com toda documentação do veículo, bem como a Carteira de Habilitação e do uso do cinto de segurança, que é obrigatório para todos os ocupantes dos veículos.
Para quem vai viajar a dica é: antes de pegar a estrada, verificar o nível do óleo, da água e as condições dos freios, limpadores de parabrisas, faróis e dos pneus é imprescindível. Porém, o ideal é mesmo um check-up em uma oficina mecânica de sua confiança.
Ao se deparar com multidões, ou engarrafamentos, é fundamental manter a calma e tomar cuidado com os pedestres, buscando, sempre que possível, trajetos alternativos. Checar a programação de Carnaval com antecedência, evitando os momentos de maior aglomeração e de fechamento de ruas é outra opção bem-vinda.