Para um melhor ordenamento do trânsito durante a realização de eventos em alguns pontos da cidade durante o final de semana, a secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial voltado ao atendimento destas demandas. O objetivo é minimizar os transtornos aos condutores e permitir a realização destes eventos de forma segura para os participantes. As intervenções começam neste sábado (31) e seguem no domingo (1º).
Uma das alterações programadas, neste sábado, será o apoio operacional à Corrida Noturna, promovida pela Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur) no bairro Lagoa. A ação terá início a partir das 18h e seguirá até as 20h. Não serão realizadas interdições ao longo do percurso, que inclui as ruas Itaipú, Guarapari, Guarujá e Amphilófio Trindade, mas, por questão de segurança, os condutores devem evitar passar por estes locais durante a realização da corrida. No total, seis agentes de trânsito darão o apoio operacional, tendo como recursos duas motocicletas e uma viatura.
Já no domingo, o início da temporada de desfiles de blocos promete atrair mais de 10 mil pessoas à orla. Por isso, a Avenida Atlântica será interditada em parte do trecho dos Cavaleiros e na Praia Campista. O esquema especial de trânsito começará a partir das 6h e seguirá até às 21h, após o encerramento do desfile do bloco. Neste período, as transversais à Avenida Atlântica terão o acesso à orla proibido, desde a altura da Rua Raquel Reide, local de concentração, até o Trevo Professor Rubens Carneiro (Trevo da Petrobras).
A partir do início da operação especial, o estacionamento neste trecho da Avenida Atlântica estará proibido e os condutores só poderão deixar os seus veículos nos locais em que o estacionamento estiver regulamentado. Além disso, um esquema de “mão inglesa” será montado na Avenida Nossa Senhora da Glória neste trecho. No total, 30 agentes atuarão na fiscalização, ordenamento do trânsito e segurança viária. Como recursos, serão utilizadas três viaturas e duas motocicletas.
Alerta - Mesmo com os recursos disponibilizados, a Mobilidade Urbana solicita que os motoristas não consumam bebidas alcoólicas antes de dirigir, reduzam a velocidade ao se aproximarem dos locais onde acontecem as intervenções e deem prioridade aos pedestres para evitar acidentes. Além disso, todos devem respeitar as orientações e a sinalização implantada. Já os pedestres só devem fazer a travessia das vias em locais seguros e sinalizados.