A Linha Verde, onde desfiles de entidades carnavalescas acontecem de quarta-feira a sábado (16 a 19 de março), contará com um esquema especial de trânsito e transporte, estruturado pela Secretaria de Mobilidade Urbana a partir de demanda estabelecida pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam). Os ônibus deixarão os usuários em frente ao local do desfile, com linhas diretas saindo do Terminal Central a partir das 18 horas.
Quem for de carro também não encontrará dificuldades. Não será permitido estacionamento na Linha Verde, mas um estacionamento, com cerca de 500 vagas, estará disponível gratuitamente em área atrás da passarela do samba. Agentes de trânsito estarão no local facilitando o acesso dos condutores e coordenando o fluxo de veículos na Linha Verde, que não terá trânsito interrompido em nenhum momento.
O acesso ao estacionamento será pela primeira entrada da área de desfile, que estará devidamente sinalizada com cones e painéis eletrônicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. A Subsecretaria de Trânsito informa que o acesso de veículos na área da pista de desfile só será permitido até as 12 horas, salvo casos de veículos envolvidos diretamente no evento.
O trânsito de carros alegóricos para o sambódromo ocorrerá sempre na noite que anteceder o desfile, escoltados por motociclistas da Secretaria de Mobilidade Urbana, evitando assim retenções no trânsito da cidade.
- Toda a operação foi pensada para garantir segurança e comodidade de quem for de transporte particular ou coletivo -, declarou o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, salientando que ajustes na operação foram feitos este ano para que a população tenha satisfação de curtir os desfiles.
Educação no trânsito
Depois de atuação de destaque durante o Carnaval, a equipe de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana programa nova operação, desta vez na Linha Verde.
Nesta quinta-feira, dia 17, quando a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Beija Flor de Nilópolis desfilará, a partir das 20 horas, a equipe fará abordagem educativa aos condutores que acessarem o estacionamento.
A ação tem por objetivo alertar os condutores dos riscos de misturas perigosas como álcool e direção e a falta de atenção, apontada como uma das principais causas de acidente.