Já está quase tudo pronto para o Carnaval 2010 em Macaé. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam) se reuniram e acertaram os últimos detalhes para garantir tranquilidade no trânsito e transporte na festa dos foliões macaenses
A Cidade do Samba, na Linha Verde, onde os desfiles começam sábado (13) contará com um esquema especial. Os ônibus deixarão os usuários em frente ao sambódromo com linhas diretas saindo do Terminal Central a partir das 18h. No total, serão 190 veículos extras distribuídos nos quatro dias para facilitar o deslocamento de quem for assistir às apresentações.
Quem for de carro também não encontrará dificuldades. Um estacionamento, com cerca de 500 vagas, estará disponível gratuitamente. Agentes de trânsito estarão no local facilitando o acesso dos condutores e coordenando o fluxo de veículos na Linha Verde. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, toda a operação foi pensada para garantir segurança e comodidade de quem for de transporte particular ou coletivo.
- Fizemos os últimos ajustes com a Liecam e temos a certeza de que todo o trabalho será voltado para a satisfação de quem for curtir o Carnaval em Macaé, que traz uma programação recheada, revela Jorjão, acrescentando que haverá atuação da Mobilidade Urbana em outros pontos como Cavaleiros, Aeroporto e Região Serrana, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira.
Educação no trânsito também receberá reforço
Preocupados com a segurança de condutores e pedestres, neste período uma campanha será realizada na sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), buscando alertar os condutores dos riscos de misturas perigosas como álcool e direção e a falta de atenção, apontada como uma das principais causas de acidente.
De acordo com o setor de educação de trânsito da Mobilidade Urbana, a abordagem será feita de forma criativa com artistas a fim de chamar a atenção para esse tema tão importante e que pode salvar vidas. “Sabemos que muitas pessoas acabam se empolgando e esquecendo dos cuidados que devem ser mantidos principalmente nesse período. Por isso, estaremos presente a fim de despertar a consciência e evitar acidentes”, afirma Jorjão.
A equipe de educação no trânsito atuará próximo à cabine da Polícia Militar na rodovia Amaral Peixoto, nos Cavaleiros. Além da simulação, quem passar pelo local receberá material educativo com conteúdo voltado para a responsabilidade que cada um deve ter para contribuir com a segurança viária. A expectativa é que mais de 10 mil folhetos sejam distribuídos.