Foto: Luiz Bispo
Com a mudança do local dos desfiles, a prefeitura oferece mais segurança ao público
A secretaria Municipal de Mobilidade Urbana participou nesta semana de uma reunião com outras secretarias no novo local de realização dos desfiles carnavalescos, em área lateral à Linha Verde.As pistas da Linha Verde, onde se realizavam os desfiles, agora estarão livres, o que dará fluidez ao trânsito, beneficiando o público que vai assistir aos desfiles, bem como aos que vão viajar ou não terão qualquer envolvimento no evento.
Com a mudança do local dos desfiles, a prefeitura oferece mais segurança ao público, estimado em 15 mil pessoas pelos organizadores. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, a alteração torna mais fácil o acesso do público.
- Neste ano teremos menos impacto à mobilidade, uma vez que o desfile se dará em uma pista específica, sem utilizar a pista de rolamento de carros. Nossa atuação contará com viaturas, agentes e fiscais para ordenar o trânsito no local e na cidade, em geral como também o embarque e desembarque do público.
O diretor de Transportes, Itacir Indicati, explica que a área de embarque/desembarque ficará ao lado da pista sentido bairro da Glória. Ainda de acordo com Itacir, 50 ônibus farão o trajeto dos bairros para a área dos desfiles. O retorno terá 15 carros à disposição com destino ao Terminal Central que, de lá, conduzirão os passageiros no retorno aos bairros.
No sábado (13), dia dos Bois Pintadinhos, haverá linhas extras do Terminal Central ao local dos desfiles, via Linha Verde. Domingo (14), desfile do grupo I, e terça-feira (16), dia do Grupo Especial, a partir de 19h, 50 ônibus estarão disponíveis nos bairros para o local dos desfiles. Para o retorno, 15 carros seguirão da Linha Verde para o Terminal Central, e 35 carros vão do Terminal Central para os bairros.
Segundo o subsecretário de Transporte, Jorge de Jesus, os fiscais de transporte ajudarão os passageiros de ônibus no desembarque, no acesso ao local dos desfiles e na fiscalização ao cumprimento dos horários e itinerários previstos. Já o subsecretário de Trânsito, Paulo Seady, ressalta que a além do ordenamento do trânsito, os agentes darão apoio na área de estacionamento, para que a população tenham segurança e tranqüilidade na chegada no retorno tranqüilo as suas casas.
Concluindo a visita, o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, explica que o novo local oferece um melhor deslocamento e mais conforto do público que contará com arquibancadas para cerca de 12 mil pessoas.