Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
O trabalho começou pelo Centro, entre as ruas Teixeira de Gouveia e Papa João XXIII
A Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou, na última segunda-feira (27), a contagem de tráfego em diversos pontos da cidade. Para isso, pesquisadores começam a coletar dados com objetivo de compreender a forma como a população se movimenta e levantar quais são os modos de transportes utilizados. O trabalho servirá de base para que sejam feitas análises do atual cenário da cidade e colaborar em planejamentos, inclusive na formulação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Inicialmente, os pesquisadores estão fazendo dois tipos de levantamento: um direcional e um automático para a coleta das informações. A equipe percorrerá diversos pontos da cidade para identificar os tipos de deslocamentos e os meios que as pessoas usam (carros, bicicletas, ônibus, táxi, van ou caminhão).
Na contagem direcional, os pesquisadores utilizam um contador manual, subdividindo a medição em períodos de 15 minutos, em horários específicos: das 6h30 até às 9h; das 11h30 às 14h; e das 17h até às 20h. Este trabalho foi iniciado pelo Centro, no cruzamento das ruas Teixeira de Gouveia e Papa João XXIII, e na entrada do bairro Lagomar, no trevo localizado em frente ao Terminal do Sistema Integrado de Transporte do bairro. No total, está prevista a contagem em mais de 40 pontos da cidade.
Já na contagem automática, o contador é colocado na via e, à medida que os veículos passam, fica registrada a quantidade. Neste caso serão 10 pontos específicos em que o dispositivo funcionará para a contagem dos veículos.
- Este é mais um passo que damos em direção ao planejamento de mobilidade urbana para o município. Assim, teremos o embasamento necessário no Plano Municipal a ser elaborado para a criação de projetos viáveis que possam se perpetuar pelos próximos anos de forma efetiva – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Após esta primeira etapa, uma outra pesquisa, de origem/destino, também será realizada.
Plano Municipal - O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é o documento onde estarão englobados todos os estudos e levantamentos técnicos possíveis na área da mobilidade urbana, para apontar projetos viáveis e funcionais para implantação a curto, médio e longo prazos em Macaé. A elaboração deste plano conta com a colaboração da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ).
Entre as possibilidades a serem consideradas neste novo plano estão grandes desafios para Macaé, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras.
Após a conclusão de todas as etapas, a previsão é que o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana seja concluído até abril de 2015.