Mobilidade Urbana intensifica ações para volta às aulas

04/02/2014 17:22:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Com a volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, já que, além dos ônibus urbanos que atendem aos alunos, são mais 460 transportes escolares, aproximadamente, e veículos particulares circulando nos horários de entrada e saída dos estudantes. A Secretaria de Mobilidade Urbana inicia, na manhã desta quarta-feira (5), ações direcionadas a volta às aulas. O intuito é garantir a segurança das crianças, pedestres e motoristas no momento de embarque e desembarque de estudantes.

Como muitas escolas funcionam em locais onde há bastante movimento de veículos, os agentes de trânsito vão intensificar as intervenções nos cruzamentos das vias principais da cidade, em especial no horário de início das aulas e também na saída dos alunos. Alguns pontos receberão atenção especial, como a Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia), na descida da ponte; Avenida Rui Barbosa com Rua João Cupertino; RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), nas proximidades do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e na Rua Doutor Télio Barreto, entre outros.

Os estudantes receberão atenção especial no que se refere a travessia. Eles serão orientados e receberão a recomendação para que só façam a travessia das vias em locais seguros e sinalizados ou onde houver agentes de trânsito.

Mesmo com o esquema preparado, a Secretaria de Mobilidade Urbana solicita aos condutores que tenham atenção, respeitem, em especial, a faixa de pedestres, além de todas as orientações e a sinalização. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana solicita que os condutores evitem descumprir as normas do Código Brasileiro de Trânsito, como falar ao celular dirigindo, andar sem cinto de segurança, cadeirinha (no caso das crianças) e parar em fila dupla, por exemplo. Nestes casos, as infrações são passíveis de multa.