Contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de sua participação no trânsito, este é um dos objetivos do Programa “Circulando no Trânsito” da secretaria de Mobilidade Urbana. Criado em 2001, o projeto já atendeu mais de 26 mil crianças entre 7 e 10 anos de idade e retoma suas atividade nesta terça-feira (23).
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, revela que as ações da secretaria sempre tiveram como foco a educação, por isso, segundo ele, o programa sofreu reformulação em 2009, buscando trazer mais dinamismo e intensificar a conscientização.
- O Circulando no Trânsito tem uma proposta que atrai as crianças para um universo que elas já convivem diariamente que é o trânsito, que passa a ser encarado por elas com um novo olhar, o da responsabilidade, afirma.
Durante as atividades que acontecem no Centro Educacional de Educação para o Trânsito, conhecido como Circo Escola, os alunos assistem a peça “Os sonhos de Sofia, as lições de Maria Eugênia no trânsito” e a palestra sobre comportamento do pedestre. Após as apresentações, que são interativas, todos recebem lanche. O setor disponibiliza ainda transporte da escola até o Circo Escola.
Na abertura da edição 2010, participarão 150 alunos da Escola Municipal Jacira Durval. As apresentações acontecem às terças, quartas e quintas-feiras nos turnos da manhã e tarde. O agendamento das escolas pode ser feito pelo telefone 2796-5250 ou por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, na avenida Gastão Henrique Schuler, 1500, no bairro Botafogo.