logo

Mobilidade Urbana passa a operar com novo sistema de comunicação

17/11/2014 17:22:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os agentes de trânsito, fiscais de transporte e demais membros da Mobilidade Urbana passaram a contar com um novo sistema de comunicação por voz. É que a secretaria, desde a última semana, está implantando o sistema digital de comunicação por voz via rádio, em substituição ao sistema analógico que era utilizado. O objetivo é obter melhores resultados no atendimento à população, dando mais agilidade ao trabalho realizado.

Na prática, a radiocomunicação digital permite uma série de vantagens em relação ao analógico, como o gerenciamento eficiente de dados e facilidade na coleta de dados para consultas futuras, utilização de sistema de GPS, aplicações de dados como mensagens de texto, gravação de áudio, entre outros. Além disso, a operação pode ser realizada também a partir de notebooks com headsets.

Além disso, por meio do novo sistema é possível também a elaboração de relatórios de velocidade e de rota, não só já realizada, mas também a se realizar, através do mapeamento por GPS, além da programação dos rádios por evento. Outro benefício está na conservação dos equipamentos, já que é possível por meio do sistema a identificar e localizar os rádios de forma direcionada.

O sistema digital traz ainda o benefício da intercomunicação por meio de mais de um canal ao mesmo tempo e a integração de redes específicas, ou seja, a comunicação direta entre setores diferentes, como trânsito e transporte, sem que necessariamente seja feita uma interlocução por meio da Central de Rádio. Em casos excepcionais ou de emergência, por exemplo, é possível, inclusive, integrar a comunicação com outros órgãos, se necessário, visando realizar operações conjuntas.

– O sistema digital nos permitirá o fluxo de dados e troca de informações muito mais eficiente. Trata-se de mais uma ferramenta que nos ajudará a otimizar o atendimento às demandas –, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

O modo de funcionamento do novo sistema foi apresentado ao secretário e aos gestores da Mobilidade Urbana em reunião realizada na última sexta-feira (14), na sede da secretaria.