Mobilidade Urbana planeja ações em Córrego do Ouro

16/05/2011 15:32:03 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Projeto foi apresnetado à população

Buscar soluções e planejamento viário faz parte da rotina para a Secretaria de Mobilidade Urbana. Após discutir ações e implantar mudanças em bairros como Aroeira e Glória, desta vez o assunto subiu a Região Serrana e chegou ao distrito de Córrego do Ouro. Em um segundo encontro, realizado neste final de semana no Macaé Facilita, a população pode apreciar as propostas de circulação de veículos e pedestres, como também a revisão no transporte público.

Córrego do Ouro é o segundo distrito de Macaé, com população estimada em mais de quatro mil habitantes, segundo dados do Macaé Cidadão. A expansão habitacional no centro urbano acaba tendo como consequência um aumento também da serra de Macaé. Segundo a engenheira de trânsito, Maria Laismeire de Castro Meireles, esses locais precisam de ordenamento e de planejamento prevendo o crescimento que ainda está por vir.

- A ocupação em Córrego do Ouro se deu em boa parte ao longo de uma rodovia, a RJ-162, principal via de ligação com a RJ-168 que liga a Região Serrana de Macaé a sede do município. Logo, temos um fluxo considerável de veículos neste trecho. Daí a necessidade de ações e urbanização capazes de adequar o tráfego de veículos com segurança, conforto e acessibilidade dos pedestres, revelou Laismeire.

O projeto da Secretaria de Mobilidade Urbana contém intervenções simples como tornar mão única a Rua Azerino Francesco Thomaz, revisão de sinalização, aumento de redutores de velocidade, faixas de pedestres, além da alocação de um posto avançado da secretaria na praça do distrito.

O transporte também sofrerá intervenção. Um levantamento já está sendo feito na área para checar os horários e demandas, de forma a adequar a necessidade dos usuários que, atualmente, somam quase seis mil por dia em toda a Região Serrana.

O subsecretário de Transportes, Moisés Moreira, ressaltou a importância desse entendimento entre poder público e comunidade, destacando que esse ordenamento em Córrego do Ouro depende da integração de outras secretarias. “Vamos atuar nas melhorias que dizem respeito a Mobilidade Urbana mas sabemos que um bom resultado dependem de outras intervenções de manutenção, obras, urbanismo, serviços públicos, ou seja, uma força tarefa que traga benefícios para a população”.

Os trabalhos com reforço de placas de sinalização devem ser iniciados já na próxima semana.-