Foto: Rui Porto Filho
Agentes dedicados ao trânsito
O Carnaval de 2014 tem uma programação que começa no sábado (1°) e terminam só na terça-feira (4). Na Cidade do Samba, localizada na Linha Verde, das 20h às 6h, acontecerá o concurso dos Bois Pintadinhos, além dos desfiles das escolas de samba dos grupos Especial e Acesso. Durante todo dia também haverá apresentações em 14 pontos da cidade e região serrana, como Lagoa, Cavaleiros (Avenida Atlântica), Novo Cavaleiros, Imbetiba, Visconde, Aroeira, Barra, Bar do Coco, Aeroporto, Lagomar, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.
A programação preparada pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) tem por objetivo permitir a participação da população em todas as regiões do município aos festejos. E para atender ao grande público, a Mobilidade Urbana terá um esquema especial preparado para garantir o bom funcionamento do trânsito nas vias de acesso aos locais de evento.
No total, um efetivo composto por 30 agentes por turno estará mobilizado para manter a fluidez no trânsito, orientar os condutores e pedestres. Os pontos de maior concentração de público, como Linha Vede, Cavaleiros, Imbetiba e Bar Do Coco receberão atenção especial nesta operação. Além disso, nos bairros onde haverá apresentações de bandas, será feito o monitoramento com rondas periódicas, além de uma equipe para atender a região serrana.
Outros dispositivos também serão utilizados, como cinco viaturas e três motocicletas. Em alguns pontos serão instalados Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s). A Secretaria de Mobilidade Urbana recomenda que a travessia das vias só seja realizada em locais seguros ou onde houver agentes de trânsito. É importante também que sejam respeitadas as orientações e toda sinalização implantada nos locais de eventos.
Transporte – Além do efetivo de agentes de trânsito nos diversos pontos da cidade em que serão realizados os eventos, estará mobilizada também uma equipe composta por oito fiscais de transporte, distribuídos pelo município. Quatro deles estarão na Linha Verde, local dos desfiles da escolas de samba, outros dois no Terminal Central e mais dois em ronda pelos demais bairros em que serão realizadas as apresentações.
Além dos ônibus em escala regular, 80 coletivos estarão disponíveis no esquema de reforço para atender a ida e a volta do público aos locais de evento. Sendo assim, os foliões devem dar prioridade ao transporte público.