logo

Mobilidade Urbana promove bate-papo sobre prevenção do câncer

22/10/2024 13:04:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Programação faz parte do Outubro Rosa voltada para servidores e público em geral

Neste Outubro Rosa, a Prefeitura de Macaé está com uma vasta programação focada na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Para reforçar a conscientização do autocuidado, a Secretaria de Mobilidade Urbana também está engajada na campanha do Outubro Rosa. Nesta terça-feira (22), duas programações junto às servidoras e o público em geral estão acontecendo para que as mulheres saibam a importância da detecção precoce, do autoexame e o que a rede municipal oferece de serviços e apoio.

Pela manhã, foi realizada uma roda de conversa com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, Polo Municipal de Oncologia, Unamama e Pérola Marisa Daniel (Rio das Ostras), na sede da secretaria. Também foi disponibilizado o ônibus rosa da Saúde para exames preventivos para as servidoras.



“Hoje, temos 70% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e não temos fila de espera para a mamografia na rede municipal. Além disso, a população conta com o ônibus rosa da Saúde, com dois consultórios ginecológicos e ultrassom que roda o município”, explicou o enfermeiro obstétrico do Programa Saúde da Mulher e do PS Aeroporto, Hugo Maia Torquato.



A enfermeira do Programa Saúde da Mulher e do Centro de Referência ao Adolescente (CRA), Simone Abugeber D. de Carvalho lembrou da importância da descoberta do câncer no início.



“A cura é muito maior quando descoberto no início. Temos agendas cheias na rede municipal com muitos pacientes que faltam. Vocês têm acesso a todas essas coisas desde que procurem. Esse é o momento para refletir e fazer por nós”, disse.



A coordenadora do Polo de Oncologia, Lucilene Oliveira, informou também que o local oferece acolhimento coletivo e individual para os pacientes, com três psicólogos.



“Muito importante essa ação para as servidoras e o público em geral para que conheçam mais seu corpo e utilizem a rede municipal para seus exames periódicos. A Mobilidade Urbana vem fazendo esse trabalho anualmente, que vem ganhando a adesão e oportunizando mais conhecimento sobre o assunto para as servidoras. Isso pode salvar vidas”, disse o coordenador de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) nos Serviços de Transporte e na Mobilidade Urbana, Julinho Antunes, agradecendo a assessora Lurdinha Miranda pela organização do evento.



À tarde, a partir das 15h, será realizada uma ação de conscientização no Terminal Central, para a população, com roda de conversa e participações das Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres, Programa de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem) e da concessionária de transporte municipal.


Fotos Relacionadas