logo

Mobilidade Urbana realiza ações voltadas ao período de Carnaval

12/02/2015 09:01:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Flávio Sardou

Não dirigir após ingerir bebida alcólica é a principal orientação para o folião

O respeito às leis de trânsito, aos limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras que fazem a diferença na hora de curtir o Carnaval com segurança. E sensibilizar a população sobre os cuidados necessários neste período é o objetivo da secretaria de Mobilidade Urbana. As ações programadas irão trabalhar os temas para que os motoristas se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.

Para alcançar esta meta, os agentes de trânsito farão, a partir de sábado (14) até a segunda-feira (16), a distribuição de material educativo nos locais em que haverá programação em Macaé: Cidade do Samba (Linha Verde), bairros, além dos distritos do Sana, Córrego do Ouro e Glicério, na região serrana da cidade.

O material a ser distribuído faz parte da campanha “Acidentes costumam pegar carona com a imprudência”, que pretende alertar a população sobre os riscos de se combinar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção de veículos.

- O objetivo é alertar que associar álcool e direção é promover uma combinação que, geralmente, resulta em acidentes de trânsito. E o que queremos é criar um senso de responsabilidade para evitar consequências devastadoras – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Após as mudanças na lei, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Caso flagrado, o motorista está sujeito a multa de R$ 1.915, 40, suspensão da carteira e não poderá seguir viagem. A nova lei prevê ainda o período de dois a quatro anos de detenção para quem causar acidente por estar bêbado ou sob efeito de drogas.

Prevenção - Muitas vezes, a prevenção não é levada tão a sério como deveria e somente quando algo acontece é que alguma atitude é tomada. Sendo assim, a Mobilidade Urbana também fará a distribuição de material com dicas para a direção responsável nas estradas, que incluem o planejamento para o antes, durante e a volta da viagem de Carnaval.

No informativo há dicas sobre revisão preventiva, documentação obrigatória, necessidade de conhecer o destino escolhido, além de cuidados com suprimento e bagagem. Já para uma viagem segura, há dicas sobre o uso do cinto de segurança, proibição do uso de álcool, respeito aos limites de velocidade e ultrapassagem, cuidados com as crianças e necessidade de paradas. Enquanto isso, para o retorno há dicas sobre o não exagero, a necessidade de descanso e os melhores horários para viajar.