Foto: Maurício Porão
Prefeito destaca importância da qualificação para agentes de trânsito
Os servidores que passaram pelo curso de “Capacitação em Legislação de Trânsito – Módulo Básico” receberam os certificados pela formação nesta quarta-feira (28). O cerimonial aconteceu no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. No total, foram entregues os documentos a 35 agentes de trânsito que formaram as quatro turmas durante o período de estudos. A capacitação foi realizada por meio de uma parceria entre a secretaria de Mobilidade Urbana e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
O evento, que contou com a presença do prefeito Dr. Aluízio, também foi uma oportunidade para realizar homenagens a agentes que têm se destacado por seu desempenho em serviço e tiveram aproveitamento de 100% no curso.
- A Mobilidade conta com uma equipe fantástica, desde a capacidade humana até a capacidade técnica. Por isso hoje Macaé consegue conviver com espírito de ordem pública que os agentes colocam na rua. E a formação de maneira contínua permite a eles oferecer para população da cidade o que eles têm de melhor - disse o prefeito.
O vice-prefeito, Danilo Funke, também demonstrou a satisfação da prefeitura em contribuir para formação e qualificação do servidor público municipal, especialmente dos agentes de trânsito, que, de acordo com ele, têm um papel importante no atendimento à população. “Os agentes são os responsáveis por organizar e fazer este contato direto com a população. Precisamos que cada vez mais eles estejam preparados para isso. Por isso, as condições de trabalho devem ser dadas aos servidores também através do conhecimento, com reciclagem para atender a população”, afirmou o vice-prefeito Danilo Funke.
O curso de “Capacitação em Legislação de Trânsito – Módulo Básico” foi subdividido em quatro etapas e teve a carga horária total de 10h/aula. Os participantes tiveram aulas sobre Sistema Nacional de Trânsito; Princípios Norteadores da Administração Pública e de Trânsito; Poder de Polícia x Poder da Polícia; Competências do Órgão Executivo Municipal; Instruções sobre Autuação; Medidas Administrativas; Penalidades; Acidentes de trânsito; Crimes de trânsito e Crimes relacionados ao exercício da função.
- Tenho a certeza que com este conhecimento, o trabalho dos agentes será muito mais reconhecido e muito mais apreciado pela população de Macaé, já que o aprimoramento é fundamental para o bom desempenho – pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.
O subsecretário de Educação no Trânsito informou que a intenção é investir na qualificação que esta função exige. “Esta é a primeira etapa dos cursos que realizaremos. Estamos em parceria com a Funemac para que no ano que vem tenhamos cursos a cada semestre”, adiantou Paulo César Pereira Alves.
O superintendente acadêmico da Funemac confirmou o planejamento. “Tivemos a oportunidade, em parceria com a Mobilidade, de construir este projeto de formação que valorizamos tanto e acreditamos que seja o primeiro de muitos. E nos colocamos à disposição do poder publico para ajudar na qualificação do servidor”, destacou Sérgio Eduardo Correa Neto.
Representando a categoria, o agente de trânsito José Luiz Figueira assinalou a importância da capacitação e da motivação promovida. “Ter a possibilidade de adquirir conhecimento é muito importante. Isso acaba refletindo em nossa atuação, pois é uma profissão que necessita de uma reciclagem”, finalizou.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados o subsecretário de Transporte, Mauro Farias, o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira, o coordenador de Trânsito e um dos idealizadores do curso, Adriano Barbosa e o instrutor da formação, Marcello Magalhães.