Foto: Moisés Bruno
A ação no local foi realizada nesta quinta-feira (27)
Um grupo formado por representantes da Coordenadoria de Trânsito e da equipe de sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana visitou o Sana, na quinta-feira (27). A ação foi realizada com o objetivo de definir detalhes, como a instalação de placas indicativas, para o fechamento do planejamento do ordenamento de acesso ao distrito da região serrana de Macaé. Este ordenamento tem por objetivo garantir a sustentabilidade do turismo no Sana e evitar transtornos mais comuns que acontecem no distrito.
A ação antecipa o período de Carnaval, quando o número de pessoas aumentará significativamente no local. Na ocasião, os agentes da Mobilidade Urbana definiram os pontos de proibição de estacionamento, especialmente nos acessos as cachoeiras, realocaram pontos de parada de ônibus e fizeram a troca de placas que estavam danificadas.
Com as mudanças, o visitante terá que ter atenção aos locais em que há restrições. Isso porque, estacionar veículo em locais proibidos por placa de sinalização é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração média, com perda de quatro pontos na CNH e penalidade com multa de R$ 85,13, além da remoção do veículo. Sendo assim, a Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para que o estacionamento só seja realizado em locais permitidos.
Vale lembrar também que, com as alterações com relação aos locais de parada dos ônibus, os demais condutores também devem prestar atenção onde podem parar, já que estacionar veículo em ponto de ônibus também é uma infração média, com perda de quatro pontos na CNH e penalidade com multa de R$ 85,13, além da remoção do veículo.
Participaram da ação, seis representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, sendo quatro da Coordenadoria de Trânsito e dois da equipe de sinalização. No período de Carnaval, quatro dos agentes de trânsito serão mantidos no distritos do Sana para fiscalização. No entanto, as mudanças que foram adotadas passaram a valer de forma definitiva.