Foto: Guga Malheiros
Vinte e cinco agentes de trânsito vão manter a fluidez no tráfego e orientar os condutores
A XXXIV Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos inicia suas atividades em celebração aos 200 anos de Macaé, nesta quinta-feira (25), a partir das 16h, e terá atrações até a segunda-feira (29), no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. A programação inclui atividades esportivas, culturais, artísticas e de agronegócios, além de shows musicais. Por isso, a secretaria de Mobilidade Urbana preparou esquema especial.
O tráfego, a partir das 19h, será diferenciado, mas as equipes da secretaria estarão mobilizadas desde 16h. Inicialmente, não haverá necessidade de interdições totais. No entanto, durante o evento, a Rua Antônio Cesário (via lateral ao Parque de Exposições) não funcionará em mão dupla, tendo sentido único em direção à Rodovia Amaral Peixoto.
Com isso, quem vier do Centro deverá seguir pela Rodovia Amaral Peixoto, atravessando a Barra até chegar ao Parque de Exposição. Já os que vêm pela BR-101 (vindo do Rio de Janeiro) deverão acessar a RJ-168 e seguir até o trevo das Bandeiras (Linha Azul com Linha Verde), para depois acessar a Linha Azul e seguir até o Parque Aeroporto, onde farão o retorno em frente ao Terminal Cehab e seguir em direção ao bairro Barreto. Já os condutores que vêm de Campos dos Goytacazes pela BR-101 podem seguir pela RJ-106 até o local do evento.
Serão disponibilizados ônibus extras para quem deseja chegar à Expo 2013. Haverá uma parada para os coletivos em frente ao Parque de Exposição, assim como para táxis. Os ônibus que seguem no sentido Lagomar farão o contorno e utilizarão o ponto em frente ao Parque de Exposição. A parada localizada pouco antes do Centro de Convenções ficará desativada.
Para os que vierem de carro, não haverá estacionamento no interior do Parque de Exposições. As vagas estarão disponíveis em frente ao local do evento e no Centro de Convenções (frente e lateral). Para os expositores, estão reservados locais no campo atrás do Parque de Exposições. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos.
A operação contará com a participação de 25 agentes para manter a fluidez no trânsito, orientar os condutores, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e, quando necessário, autuar os veículos que estacionarem em locais não permitidos. Serão utilizadas viaturas, motocicletas e reboques, baseados em pontos estratégicos.
A equipe da Mobilidade Urbana lembra que é importante que os condutores respeitem as orientações dos agentes de trânsito e também toda a sinalização. Já os pedestres só devem fazer a travessia das vias em locais seguros.