Mobilidade Urbana realiza segundo curso de Direção Defensiva

08/03/2024 17:07:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Lourdinha Miranda

Capacitação contou com aulas teóricas e práticas na Cidade Universitária

Com intuito de promover a capacitação e atualização de profissionais servidores públicos que atuam na condução de veículos, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu o segundo curso de Direção Defensiva. A atividade foi realizada na Cidade Universitária, na quinta-feira (7), com aulas teóricas e práticas, nos turnos da manhã e tarde.

O curso foi promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito e contou com a participação de 30 servidores públicos da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Grupamento de Apoio Operacional (GAOp) de Macaé e Guardas Municipais de Arraial do Cabo e Quissamã.

O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, Leandro Aracati, o agente de trânsito, Ralph Salvador, Sargento Lima, do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e o instrutor de trânsito registrado no Detran-RJ, Fábio Barreto ministraram as aulas.

“A capacitação dos servidores é de suma importância para o aprimoramento dos serviços prestados pelo município para os cidadãos”, ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Os participantes receberam conteúdo teórico sobre diversos assuntos relacionados, tais como: fundamentos básicos para prevenção de sinistros, condições adversas, equipamentos de segurança, entre outros. Já a aula prática abordou: conhecimento básico de manutenção do veículo, condução de viaturas; aceleração, frenagem e controle defensivo do veículo nas curvas e nas retas, etc.

Depoimentos

“É um curso importantíssimo. Que nos faz rever nossos conceitos quando estamos num trajeto de urgência e emergência para atentarmos para todos os cuidados na via. O curso nos trouxe muitas orientações”, disse o agente do Grupo de Apoio Operacional (GAOP) da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Elsio Alves.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de meus agentes terem participado do curso de tão grandioso conhecimento. Sem dúvida nenhuma que saíram daí muito mais esclarecidos de como atuar em várias situações de risco nas ruas. Conhecimento que levarão pra vida. Gratidão é o que resume, afirmou a comandante da Guarda Municipal de Arraial do Cabo, Zeilda Cabral.

“O curso de direção defensiva nos proporcionou aprender e rever os conceitos de atenção e tomada de decisão num evento de sinistro e ou situações diversas com vítimas. Foi muito gratificante, estamos muito felizes com o aprendizado ", afirmou o Guarda Municipal de Arraial do Cabo, Ferraz.

"Fico muito feliz com essa parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com o curso de direção defensiva. Nossos servidores nunca tiveram momentos assim, de tanta atualização, capacitação e, hoje, temos um governo que preza muito isso”, disse a secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Mayara Rezende.


Fotos Relacionadas