Foto: Rui Porto Filho
A formação busca a melhoria contínua dos servidos oferecidos à população
A Secretaria de Mobilidade Urbana irá realizar o Curso de Capacitação e Atualização dos Agentes da Autoridade de Trânsito, visando a melhoria destes profissionais em sua atuação diária. A formação tem como objetivo aprimorar os serviços executados por eles e funcionará como marco inicial para capacitações regulares. O curso será ministrado na Cidade Universitária, começando nesta segunda-feira (7), às 8h, seguindo pelos próximos quatro meses.
O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, considera este um passo importante para os agentes estejam atualizados para garantir o bom convívio nas vias públicas da cidade.
– A presença do agente nas ruas é muito importante para que se faça cumprir o respeito às leis de trânsito. É o agente que acaba sendo a cara da prefeitura o cidadão, por isso sua postura e conhecimento precisam estar em dia para que ele cumpra sua função da melhor forma possível – afirmou o secretário.
A nova formação pela qual os agentes de trânsito passarão será a primeira deste porte realizada no município. Durante as aulas serão abordados os seguintes temas: Noções de Direito; Legislação de Trânsito; Infrações de Trânsito de Competência Municipal; Infrações de Trânsito de Competência Estadual; Legislação Penal e Processual Penal; Legislação de Trânsito; Operação de Trânsito; Sinalização de Trânsito; Direitos Humanos e Atendimento a Ocorrências de Trânsito.
Além destas, também fazem parte da grade do curso os tópicos: Noções de Engenharia de Trânsito; Técnicas de abordagem; Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente; Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal; Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização; Direção Defensiva em Situação de Emergência; Gerenciamento de Crises e Noções de Educação para o Trânsito.
Calendário - Para absorver melhor o conteúdo, o curso será divido em quatro etapas, sendo cada uma realizada a cada mês e voltada a uma turma de 33 agentes, no total. Ao final das aulas, os agentes receberão certificados de formação.
- Os agentes de trânsito estão mais próximos do cidadão e representam o município na rua. Eles devem ser sempre proativos para garantir a mobilidade das pessoas e também ser exemplo de conduta. A abordagem, o contato, a conversa com o cidadão é muito importante, para que a população veja que ele está trabalhando em prol da coletividade, por um ambiente de paz e controle social - explica o major da Polícia Militar de Santa Catarina, especialista em segurança pública e em direito e gestão de trânsito, José Onildo Truppel, que faz parte do corpo docente que ministrará as aulas.
De acordo com o secretário Júlio Antunes, esta é uma oportunidade para uniformizar comportamentos e procedimentos. “Essa capacitação representa uma grande conquista, pois refletirá na melhoria dos servidos oferecidos aos cidadãos. O curso abordará não só assuntos relacionados à legislação, mas terá um enfoque para que os agentes atuem no trânsito de maneira a inibir o comportamento infracional e, consequentemente, fazer com que as transgressões diminuam cada vez mais", finalizou.