Foto: Divulgação
Criação de rotas alternativas para a circulação de ônibus pelo trecho é um dos projetos
Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana realizou uma série de encontros esta semana com representantes dos moradores e também com os responsáveis pelos novos empreendimentos que estão sendo construídos no São José do Barreto. O objetivo foi levantar as necessidades de melhorias para a região norte da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em especial este trecho de área residencial, em que estão localizados os novos condomínios.
Entre as ações discutidas estão a implantação de um radar para controle de velocidade dos veículos, a instalação de semáforos e faixas nos dois sentidos da RJ-106 neste trecho, para evitar os conflitos viários e facilitar a travessia dos pedestres, além de sinalização horizontal e vertical.
Além destas, outras ações negociadas são a melhoria dos acessos nas ruas paralelas, como a Rua B, e as vias perpendiculares à rodovia, como Rua Projetada que liga os condomínios à Amaral Peixoto, a criação de passeios para a instalação de abrigos de ônibus e a criação de rotas alternativas para a circulação de ônibus pelo trecho.
Alguns levantamentos técnicos já foram realizados pela equipe da Engenharia Urbana e determinadas ações, como a pintura da faixa de pedestres e a implantação da parte da sinalização, já devem começar a ser postas em prática nas próximas semanas.
Educação – Além das ações de engenharia para o trânsito e o transporte nesta região, a secretaria de Mobilidade Urbana também está preparando uma ação de educação no trânsito para este local. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância da responsabilidade na condução de veículos para a promoção de um trânsito seguro e também dos ciclistas e pedestres para que circulem e realizem a travessia de forma segura.
Incluído no planejamento está a realização de uma blitz educativa, com distribuição de material para conscientização. Esta ação está prevista para ser realizada tão logo os semáforos estejam instalados na RJ-106.