Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
A palestra na Oil States Industries reuniu cerca de 50 funcionários
A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do programa “Circulando no Trânsito”, cada vez mais se consolida como parceira das empresas na prevenção de acidentes. Prova disso é que, em 2014, as solicitações para participação em Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT’s) e outros eventos realizados por estas instituições são frequentes. Com o retorno das ações em abril, já foram atendidas pelo programa de educação e segurança no trânsito grandes empresas, como Halliburton Macaé e a Ampla.
A última empresa a receber as orientações por parte da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana foi a Oil States Industries do Brasil Ltda, que está localizada no bairro Novo Cavaleiros, onde há intensa circulação de veículos diariamente. A palestra sobre “Educação e Segurança no Trânsito” realizada na tarde desta quinta-feira (24) reuniu cerca de 50 funcionários, que receberam orientações sobre trânsito seguro, além de conceitos ligados à cidadania.
- Trânsito Ideal é o trânsito com comportamento seguro por parte dos pedestres, ciclistas e condutores. Ao educar para o trânsito não devemos nos limitar apenas a ensinar regras de circulação, pois o intuito é contribuir para formar cidadãos mais responsáveis -, afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Fábio Cardoso.
De acordo com as solicitações que chegam à Mobilidade Urbana, este ano será de grande participação das empresas no programa de educação e segurança no trânsito. Elas apresentam um crescente interesse em fazer com que sua força de trabalho receba as orientações para que, consequentemente, um número menor de funcionários se envolvam em acidentes no município.
- Claro que a conscientização depende de quem recebe as informações passadas, mas muito do conteúdo que foi apresentado aos funcionários deve ser aproveitado por eles. A proposta e o conteúdo mostrado pela Mobilidade Urbana são muito bons e agora cabe aos funcionários se envolver com o tema, a partir de tudo que foi apresentado a eles –, disse o supervisor da Oil States, Clodoaldo Oliveira.
A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que a intenção é ter motoristas mais conscientes através de uma mudança de atitude no trânsito. “Nosso objetivo é mostrar que cada um deve fazer sua parte por um trânsito seguro, com prioridade a preservação da vida. Devemos nos tornar exemplos, mudando as nossas atitudes e fazendo um trânsito mais humano”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.
Palestra - A palestra promovida pela equipe do programa “Circulando no Trânsito” aborda temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.
Outros temas tratados são: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação é interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.
A solicitação para realização de palestras em empresas e instituições pode ser realizada na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada à Rua Euzébio de Queiroz, nº 678 – Centro. O horário de atendimento vai das 8h às 17h.