logo

Módulos de capacitação da Educação Infantil estão na reta final

25/10/2012 14:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de destacar as diferentes linguagens na Educação Infantil, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está se preparando para finalizar o módulo “Brincando as crianças aprendendo a ler e escrever na Educação Infantil”. Cerca de 40 professores participam do curso, que prossegue nos dias 31 de outubro, 14 e 28 de novembro, quando será concluída a aplicação do módulo. Ministrada pela equipe pedagógica da Subsecretaria de Educação Infantil, a capacitação está sendo alvo de elogios dos educadores, que se reúnem periodicamente na sede da Secretaria de Educação.

A proposta, segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, é capacitar os professores do segmento quanto às ferramentas pedagógicas e novas perspectivas para a Educação Infantil da rede municipal de ensino. “A Educação intensificou o ciclo de cursos e estudos dirigidos no decorrer do ano letivo, direcionados aos profissionais que atuam com os alunos na faixa de zero a cinco anos. A intenção é aprofundar os estudos dos eixos da Educação Infantil”, diz o secretário.

Para a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, “capacitações como estas servem para os educadores e outros profissionais inovarem as estratégias pedagógicas, além de valorizar e melhor habilitar os que atuam com nossos pequeninos”, afirma. A equipe pedagógica também está ministrando cursos para auxiliares de serviços escolares, professores orientadores e orientadores pedagógicos.

Um dos encontros que também está em fase final é a Oficina “Cultura, Arte e Letramento”. Cerca de 90 auxiliares integram o encontro. Eles vão participar das etapas finais marcadas para os dias 7,21 e 29 de novembro, na sede da Secretaria de Educação. Em virtude do número expressivo de participantes, a oficina que vai desenvolver um projeto de trabalho será realizada também nos dias 8 e 29 de novembro, na Escola Municipal de Educação Infantil Terezinha Lourenço, no Trapiche.

– A atuação dos profissionais em todas as escolas de Educação Infantil é de suma importância. São eles os responsáveis em promover as condições básicas para formação da cidadania dos alunos, desenvolvendo meios e estratégias para uma melhor qualidade de ensino – completa Márcia Heloísa.