As secretarias de Meio Ambiente (Semma) e do Interior montaram uma ação para limpeza no Sana. O trabalho teve início, na semana passada, com o recolhimento de lixo e entulho em diversas ruas do distrito. O objetivo é envolver toda a população na campanha “Lixo Tolerância Zero”, que será estendida até o carnaval.
Participam desse trabalho onze monitores da Semma, além de funcionários. “A secretaria do Interior disponibilizou caminhões e uma retroescavadeira para a retirada de entulho”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.
- Os monitores ambientais vêm realizando esse trabalho há algum tempo, mas a ação foi intensificada no começo deste mês -, conta a coordenadora do monitores, Márcia Protetti.
Uma das conquistas desse trabalho, segundo Márcia, foi a mudança na logística da coleta de lixo. “O lixo antes era colocado nos latões, agora é ensacado e pendurado enfrente às residências, para ser recolhido pela empresa que faz a coleta”, informou Protetti, lembrando que o trabalho de sensibilização junto aos moradores foi feito pelos monitores.
Segundo ela, tudo foi feito em comum acordo com a secretaria do Interior. Conforme a coordenadora dos monitores, os primeiros resultados são percebidos. “No caminho para as cachoeiras do Sana já não há mais lixo”, diz.
Durante os quatros dias de carnaval haverá coleta de lixo e os monitores farão um trabalho de sensibilização junto aos turistas e a própria população. Para esta semana, estava programada a continuação da limpeza nas ruas, porém devido as chuvas os trabalhos foram suspensos temporariamente.