A cerca de duas semanas para o início da Eliminatória das Américas, a montagem da Arena segue acelerada. Todo o cronograma está sendo cumprido dentro dos prazos. A estrutura terá capacidade total para seis mil pessoas, sendo 5.500 nas arquibancadas. Além disso, a infra-estrutura inclui área para imprensa, loja da UMBRO, área vip e um estande da prefeitura com a apresentação de projetos, entre eles a maquete do Estádio Municipal, que será lançado no dia cinco de março.
A competição acontece de cinco a 12 de março, na Linha Verde, próxima a área do Fest Verão 2006. Participando do evento 12 seleções indicadas pela Concacaf e pela Conmebol. Na chave da Conmebol jogam: Brasil, Uruguai, Venezuela, Argentina, Peru e Paraguai. Já a Concacaf estará representada pelos Estados Unidos, México, Jamaica, Costa Rica, Canadá e Ilhas Cayman.
No sistema de disputa da competição, os times se enfrentam todos contra todos (round-robin) dentro dos grupos, Conmebol e Concacaf. As duas seleções mais bem colocadas de cada uma das chaves garantem vaga para a FIFA Beach Soccer World Cup 2006 e mais o Brasil, já classificado por ser o país-sede da Copa do Mundo.
A Seleção Brasileira segue treinando no Rio de Janeiro, Natal e em Vitória e o grupo completo se apresenta ao técnico Alexandre Soares na quarta-feira de Cinzas (1º. de março), já em Macaé, para a competição.