Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
As alterações estão agradando a quem reside no bairro
As alterações na circulação viária em algumas das principais ruas do Miramar foram aprovadas pelos moradores do bairro. De acordo com eles, estas mudanças, que passaram a valer a partir do sábado passado (3), já eram um desejo antigo de quem mora no local. Isso porque, com o ordenamento do trânsito trará melhorias, não só na fluidez do tráfego, como também na permissão de estacionamento, além de trazer mais segurança aos condutores e pedestres.
O ex-presidente da Associação de Moradores do Miramar, Renato Rasma, que é morador do bairro há 54 anos, é um dos que acredita que as mudanças foram positivas e trarão muitos benefícios.
- Esta alteração é uma solicitação de muitos anos dos moradores, já que a questão do trânsito no bairro sempre foi um ponto de preocupação devido ao grande movimento de pessoas, em especial de crianças por causa das escolas. Além disso, as mudanças também serão muito positivas para os moradores e para o comércio, já que os motoristas serão educados para que respeitem a sinalização e estacionem em locais permitidos – afirmou o morador da Avenida Santos Moreira.
A moradora da Rua Hindemburgo Olive, Elda Maciel, também pontua que as mudanças melhoraram a circulação e que a atuação dos agentes é muito importante para que os condutores possam se acostumar. “Moro em uma rua que era de mão dupla e como passou a ser de mão única, houve uma diminuição do congestionamento, pois não estacionam dos dois lados. E a atuação de maneira paciente dos agentes na orientação é fundamental para educar os motoristas e acostumá-los as mudanças”, disse.
Morador da Rua Dom Pedro I há 55 anos, Jair Dias concorda que o fato das ruas passarem a ter sentido único favoreceu o trânsito na localidade. “Com a mão dupla, os motoristas também costumavam estacionar dos lados da rua, o que deixava o trânsito mais complicado em alguns momentos. Com a mudança achei que ficou muito bom”, complementou.
Alberto Castilho, morador da Rua Getúlio Vargas, que além de veículos menores também faz parte da rota de alguns ônibus, também elogiou as mudanças na circulação viária. “Antes acabava ficando congestionado e a mudança para mão única melhorou o trânsito na rua. Agora está tudo bom”, explicou.
Para que os condutores que trafegam pelo bairro se familiarizem com a nova sinalização e regras de circulação, agentes de trânsito estão mobilizados durante todo dia, desde o sábado até a próxima sexta-feira (9), realizando uma ação de orientação. Eles indicam aos condutores a nova sinalização e quais vias podem ser acessadas para cada direção.
Nova circulação - Com as modificações, o sentido de circulação nas ruas do Miramar passou a funcionar da seguinte forma: a Rua Getúlio Vargas passa a ter o sentido de circulação na direção da Tarcísio de Miranda para a Santos Moreira; a Rua Arthur Bernardes passa a ter o sentido de circulação na direção da Santos Moreira para a Osvaldo Cruz; a Rua Salomão Ginsburg passa a ter o sentido de circulação na direção da Osvaldo Cruz para a Santos Moreira e a Rua José Bonifácio passa a ter o sentido de circulação na direção da Santos Moreira para a Osvaldo Cruz (entre a Osvaldo Cruz e a Tarcísio Almeida de Miranda, permanece em duplo sentido de circulação).
As demais vias que passaram por mudanças são: a Rua Nílson Borges (passa a ter o sentido de circulação na direção da José Bonifácio para a Dom Pedro I); a Dom Pedro I (passa a ter o sentido de circulação na direção da Nílson Borges para a Santos Moreira); a Hindemburgo Olive (passa a ter o sentido de circulação na direção da Santos Moreira para a Marechal Rondon) e a Cezar Melo (passa a ter o sentido de circulação na direção da Marechal Rondon para a Santos Moreira.