As famílias do Condomínio Cidadão Bosque Azul, construído pela prefeitura de Macaé no bairro da Ajuda no ano passado, começaram neste sábado um mutirão para construção de muro nas casas. Nesta primeira etapa, 31 famílias se organizaram, iniciando a obra nas três primeiras casas do condomínio. A idéia é colocar muro em todas as 307 casas, segundo a orientação técnica da equipes da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) e da secretaria municipal de Planejamento.
“Essas foram as primeiras famílias que se organizaram, escolhendo um representante e definindo o melhor dia e horário para o mutirão. Nós cuidamos de organizar o trabalho e conseguir o material”, informou a psicóloga do Setor Social da Emhusa, Carmem Rosana Berriel. De acordo com ela, à medida que as famílias forem se organizando, serão feitos os mutirões. O material, incluindo os tijolos, está sendo doado pela Emhusa e por empresas parcerias.
O Condomínio possui um total de 25 quadras. Em cada uma delas, está sendo escolhido um líder comunitário encarregado em estimular a união entre os moradores. Cada família terá um membro participando do mutirão. O tempo estimado para murar uma quadra é de 10 a 15 dias.